TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Area De Livre Comercio

Trabalho Escolar: Area De Livre Comercio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  480 Visualizações

1 O QUE SIGNIFICA “LIVRE COMÉRCIO” ENTRE PAÍSES?

Entende-se por “zona de livre comércio, quando são abolidas as restrições (tarifárias e não tarifárias) entre os países , mas cada um mantém suas próprias políticas comerciais vis-à-vis aos países não membros da integração” (GREMAND,2009, p.561). Logo, livre comércio é um bloco econômico formado por vários países, para diminuir as tarifas sobre produtos importados e exportados, entre os países participantes.

Alguns economistas acreditam que países pobres estariam em melhor situação se voltasse sua economia para o exterior. De certa forma o livre comércio seria um tipo de tecnologia que transforma os bens produzidos (exportados) em bens não produzidos (importados), sendo assim um país que elimina as restrições comerciais experimentará o mesmo tipo de crescimento econômico advindo de um grande avanço tecnológico (MANKIW, 2001).

Acredita-se que com a globalização a criação de blocos econômicos será inevitável, o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) é um exemplo de livre comércio, criado em 1991, abrange os países Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela e visa eliminar as barreiras alfandegárias, conforme já descrito anteriormente.

2 BIBLIOGRAFIA

GREMAUD, Amaury Patrick; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; JR., Rudinei Toneto . Economia brasileira contemporânea. São Paulo: Atlas, 2009.

MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia: Princípios de micro e macroeconomia. Rio Janeiro: Elsevier, 2001.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com