TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Energias Renováveis

Por:   •  9/4/2019  •  Artigo  •  3.613 Palavras (15 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 15

ENERGIAS RENOVÁVEIS

Airton FERNANDES[1]

RESUMO: Para a sociedade, a importância da eletricidade é algo que remonta os primórdios da sua existência. A descoberta da energia e sua popularização trouxeram para o mundo desenvolvimento, facilidade e conforto. O combustível energético mais utilizado na atualidade é o petróleo, no entanto, a continuidade do seu uso vem sendo questionada tanto pela questão ambiental, bem como pelo fato de suas maiores reservas mundiais estarem situadas em regiões de conflitos étnicos e políticos. Conflitos estes que não se podem ser resolvidos a curto prazo. Neste contexto e, considerando a questão da sustentabilidade do planeta, outras fontes de energia vêm sendo desenvolvidas, apresentando-se como fontes renováveis de energia. Neste trabalho, serão apresentadas as fontes alternativas de energia já estudadas na atualidade, bem como uma explanação de cada uma delas, através de pesquisa bibliográfica, bem como também pesquisa em diversos sites que tratam sobre o assunto.

PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade; Energias Renováveis; Eletricidade.

1 Introdução

O objetivo deste trabalho é mostrar as fontes de energias renováveis existentes na atualidade. Se for montada uma linha do tempo, seria notável a precariedade das condições de sobrevivência da população na época em que não se podia imaginar a existência da energia elétrica na vida das pessoas. A facilidade da vida moderna deixou a sociedade totalmente dependente da energia elétrica. No entanto, na contramão do desenvolvimento, usam-se tão desenfreadamente os recursos que nos são oferecidos pelo meio ambiente, que muitos destes recursos estão perto de seu esgotamento.

Seguindo este contexto, torna-se essencial a busca por energias renováveis, que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente e que apresentem as concessionárias maior poder de oferta de energia, mas com menor custo de produção e distribuição. O que consequentemente acarrete na diminuição das contas de luz das famílias.

 Na continuidade da pesquisa sobre energias, serão exploradas as fontes renováveis disponíveis e já estudadas na atualidade, que são: eólica, solar, hídricas ou hidrelétricas, energia da biomassa, energia geotérmica e energia das marés.

2 Energia eólica:

Por definição energia eólica “é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros” (Wikipedia, 2015).

A importância deste tipo de energia vem crescendo na atualidade, pois assim como a energia solar, não emite poluentes na atmosfera.

As usinas eólicas utilizam-se de cata-ventos gigantes instalados onde a movimentação das massas de ar é constante e intensa na maior parte do ano. As hélices são giradas pelos ventos, que por sua vez, movem as turbinas, acionando os geradores.

Esta fonte de energia, muito embora seja muito eficiente e elogiada, apresenta algumas limitações, como o fato de os ventos não serem constantes o ano inteiro, o que limita a produção de energia de acordo com as estações do ano e também, a dificuldade de armazenagem da energia produzida.

A topografia do solo e a rugosidade do solo também tem grande influência na distribuição de frequência de ocorrência dos ventos e de sua velocidade em um determinado local.

As usinas eólicas não queimam combustíveis fosseis, no entanto são de grande porte e por este motivo alteram a paisagem devido as suas torres e hélices, mas o impacto de maior proporção e preocupação que uma usina eólica pode causar é o fato de ela interferir na rota dos pássaros migratórios, que costumam voar em formação e não possuem boa capacidade de visão. Estes bandos de pássaros se utilizam de mecanismos instintivos para se locomover e se aproveitam das correntes convectivas ascendentes do ar para se movimentarem, principalmente quando estão em grandes formações.

Então, antes da instalação de uma fazenda eólica, é imprescindível que sejam efetuados estudos de grande profundidade dos ecossistemas locais, pois as zonas que concentram ventos são também, frequentemente, as rotas principais das aves migratórias.

Sendo observados, portanto, as questões acima mencionadas, que devem ser alvo de constantes estudos, nota-se que, a energia eólica, sem dúvida é uma fonte energética de alto potencial em nosso país. A estruturação de que contemple a integração da geração de energia eólica com outras fontes limpas é de extrema importância para que o pais possa ir diminuindo a utilização de fontes de energia não renováveis.

[pic 1]

Figura 1. Imagem de uma Usina Eólica.

Fonte: http://www.cerne.org.br

3 Energia Solar

        A energia solar consiste basicamente no aproveitamento da radiação solar emitida sobre a terra.

        Considerando que há uma grande quantidade de radiação sendo emitida sobre a terra todos os dias, essa fonte de energia, além de altamente potente, é também uma fonte inesgotável.

        A sua disponibilidade na natureza, no entanto, não é a sua principal discussão e sim, as formas de aproveitamento desta energia para geração de eletricidade.

        Há duas formas de aproveitamento da energia solar:

a) Fotovoltaica: a eletricidade solar fotovoltaica é considerada uma tecnologia energética promissora. Nessa forma as placas fotovoltaicas convertem a radiação solar em energia elétrica. O processo de geração, executado por dispositivos semicondutores, não tem partes móveis, não produz cinzas nem outros resíduos e, por não liberar calor residual, não altera o equilíbrio da biosfera. Como não envolve queima de combustíveis, evita por completo o efeito estufa. A descoberta de novos materiais e tecnologias, além da adoção de escalas maciças de produção poderá fazer da conversão fotovoltaica, uma das fontes energéticas mais convenientes para a humanidade. A imagem abaixo explica o modo de utilização da energia solar fotovoltaica.

[pic 2]

Figura 2. Utilização de energia através do método fotovoltaico.

Fonte: www.neosolar.com.br

b) Térmica: aquece a água e o ambiente, sendo que é utilizada em casas e também em termoelétricas, sendo que a agua é convertida em vapor e este é responsável por movimentar as turbinas que acionam os geradores. Neste tipo de captação de energia são utilizados coletores, que são equipamentos que captam a radiação solar e a convertem em calor para um tipo de fluido (ar, água ou óleo em geral). Os coletores possuem uma superfície refletora, que direciona a radiação direta até um foco, onde está localizado um receptor. Uma vez tendo absorvido o calor, o fluido escoa pelo receptor, conforme explicado na figura abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (674.5 Kb)   docx (675.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com