TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Grandes Cidades Max Engels

Por:   •  20/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]
CENTRO PAULA SOUZA
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL
ETEC IRMÃ AGOSTINA
2º ETIM QUÍMICA
IANE DE OLIVEIRA ALVES

AS GRANDES CIDADES

SÃO PAULO
2015


As Grandes Cidades

As grandes cidades é um capitulo do livro a situação da classe operária na Inglaterra, escrito por Frederich Inglês em meados do século XIX durante a revolução Industrial onde o autor relata a vida e as condições sócias econômicas do trabalhador inglês, além de expor a forma da organização espacial das grandes cidades.

Antes de descer do navio já é vislumbrada a beleza de Londres, a maior capital comercial do mundo da época, e quanto aos sacrifícios que lhe custaram só é descoberta nos “bairros de má reputação”, onde alguns londrinos tiveram que sacrificar suas condições de homem para o crescimento da cidade civilizada, sendo inativos ou neutralizados para que apenas uma parte da população se levantasse cada vez mais, os burgueses.

Neste contexto de revolução Industrial o conceito de guerra social, todos contra todos, é declarada abertamente, onde cada um explora o próximo e o resultado é que os fortes, capitalistas e pequena parte da população, apossam-se de tudo deixam os fracos, os pobres e grande parte da população, para trás e para eles nada resta senão a própria vida.

O capital é a propriedade direta ou indireta das subsistências e dos meios de produção, é utilizada como arma pelos burgueses que luta nessa guerra social. Analisando, assim, que o pobre sustenta a maior desvantagem busca receber seu salário n o final do mês, se não encontra trabalho pode roubar para manter-se ou morrer de fome. Os operários consideram um “crime social” a toda sociedade o indivíduo morrer de fome.

A classe operária é um novo grupo social decorrente de três separações: dos meios de subsistência (o proletariado vive em meio urbano, não produz o que come e o que é necessário para viver), separação do produto final (o proletário não é mais o dono do produto final, sua comercialização cabe ao burguês) e separação dos meios de produção (o proletário não tem mais o conhecimento de toda a produção, ele tem uma função específica).

As fábricas deslocaram a mão de obra do campo para meios urbanos mais próximos dos locais de trabalho. A classe operária passa a viver em lugares chamados de “bairros de má reputação”, onde não há rede de saneamento básico, região má situada da cidade, casas precárias, maior densidade demográfica, sujeira pelas ruas não pavimentadas, perto das fábricas e longe dos burgueses.

Mortes devido à fome falta de higiene, moradia, além de transmissão de doenças por conta da grande concentração de pessoas em pouco espaço caracterizam em parte as condições da classe operária na Inglaterra.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com