TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Proteínas Leis Ponderais

Por:   •  13/11/2018  •  Dissertação  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Leis Ponderais

        Contribuíram para o avanço da Química como ciência de forma que introduziram o método científico. Elas estão relacionadas com as massas dos elementos químicos dentro das relações químicas.

        Vamos analisar o que ocorre com a massa das substâncias quando sofrem uma transformação química. A análise de dados quantitativos sobre as reações químicas permite fornecer elementos para a elaboração de modelos da natureza da matéria.

Lei da Conservação da Massa

        Foi criada pelo químico francês Antonie Lavoisier (1743 – 1794). Chegou à conclusão que: a quantidade de massa antes e depois de qualquer reação é sempre a mesma. Também diz que: “Em uma reação química feita em recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual a soma da massa dos produtos”. Resume-se essa lei pela frase:

Na natureza nada se cria, nada se perde; tudo se transforma.

O grande mérito de Lavoisier foi ter descoberto que essas diferenças de massa se davam por causa da absorção ou libertação de gases durante as reações.

Lei das Proporções Constantes

Lei de Proust

        Foi criada pelo químico e farmacêutico francês Joseph Louis Proust (1754 – 1826).

Diz que uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples unidas sempre na mesma proporção em massa, para formar outras substâncias. Exemplo: mostrou que a composição do carbonato de cobre, independente da procedência ou do processo de preparação, era sempre a mesma.

Lei das Proporções Múltiplas

        O químico sueco Jöns Jacob Berzelius (1779 – 1848) constatou que duas ou mais substâncias podiam reagir em proporções diversas, só que nesse caso as substâncias obtidas são diferentes. Se dois elementos químicos formam mais de um composto químico entre eles, as razões das massas do segundo elemento para uma massa fixa do primeiro elemento também são pequenos números inteiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com