TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As características econômicas e políticas foram estabelecidas na União Soviética após a vitória dos bolcheviques

Resenha: As características econômicas e políticas foram estabelecidas na União Soviética após a vitória dos bolcheviques. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Resenha  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  444 Visualizações

COMPREENDENDO CONTEÚDOS

1. Quais as características econômicas e políticas implantadas na União Soviética após a vitória dos bolcheviques?

Com a vitória dos bolcheviques, foi implantada uma ditadura de partido único, o Partido Comunista da União Soviética (PCUS). O poder estava concentrado nas mão do politburo composto po uma dirigente. O cargo mais importante na hierarquia de poder era o de secretário-geral do PCUS, cujo ocupante era indicado pelos membros do politburo. O poder também estava concentrado geograficamente. O centro de poder era o Kremlin, em Moscou (Rússia). A economia foi planificada e estatizada e montou-se uma gigantesca burocracia para controlá-la. O órgão máximo de planificação era a Gosplan.

2. Onde se localizam as principais concentrações industrias na Rússia? Relacione com os primeiros fatores locacionais.

As principais concentrações industriais na Rússia localizam-se na regiãode Moscou, capital do país, onde está o maior mercador consumidor e a maior concentração de mão de obra, com predominância de indústrias de bens de consumo, e na região dos Montes Urais, devido à grande disponibilidade de recursos minerais, com a predominância de indústrias de bens intermediários.

3. Em que setores da economia se encontram as maiores empresas da Rússia? Por quê?

As maiores empresas da Rússia atuam em exploração e processamento de recursos naturais, muito abundantes em seu vasto território. Entre as maiores empresas do país se destacam: Gazprom, Lukoil e Rosneft (extração e refino de petróleo, produção de gás natural, petroquímica); SeverStal e Evraz Group (mineração e siderurgia).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com