TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situações em que a lei exige a ordem estabelecida

Ensaio: Situações em que a lei exige a ordem estabelecida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Ensaio  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

1) Explique hipóteses em que a lei exige forma prescrita.

Forma prescrita (ou não defesa em lei) é o terceiro requisito de validade do negócio jurídico (junto com agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável).

Em regra, a forma é livre (art. 107). As partes podem celebrar o contrato por escrito público ou particular, ou verbalmente, a não ser nos casos em que a lei, para dar maior segurança e seriedade ao negócio, exija a forma escrita, pública ou particular.

É nulo o negócio jurídico quando não revestir a forma prescrita em lei ou for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade (art. 166, IV e V).

Em alguns casos, a lei reclama também a publicidade, mediante o sistema de Registros Públicos (art. 221). Podem ser distinguidas as seguintes espécies de formas: forma livre, especial e contratual.

2) Em que hipóteses no CC, o silêncio é admitido como manifestação de vontade?

O silêncio conforme o artigo 111 do CCB/2002 disciplina que “o silêncio importa anuência, quando as circunstâncias ou os usos o autorizarem, e não for necessária a declaração de vontade expressa”. Sendo assim, o silêncio pode ser interpretado como manifestação tácita da vontade quando a lei der a ele tal efeito (por exemplo, doação pura (art. 539), mandato (art. 659), ou quando tal efeito ficar convencionado em contrato, ou ainda, resultar dos usos e costumes (art. 432º - CC).

3) Ok

4) Ok

5) Diferenças entre negócio jurídico nulo e anulável.

De acordo com o Código Civil, o negócio jurídico é nulo quando celebrado por pessoa absolutamente incapaz; for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto; o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito; não revestir a forma prescrita em lei; for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; tiver por objetivo fraudar lei imperativa; a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prática, sem cominar sanção (art. 166).

Por outro lado, será anulável o negócio jurídico, além dos casos expressamente declarados na lei, por incapacidade relativa do agente e por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores (art. 171).

6) Conceitue e diferencie condição suspensiva e resolutória, e encargo. Destaque em que momento há aquisição do direito envolvido.

Para que haja condição, o acontecimento, além de futuro e incerto deve ser possível física e juridicamente. Os principais tipos de condição admitidos são a condição suspensiva e a resolutiva.

Termo é todo evento futuro e certo ao qual ficam subordinados os efeitos decorrentes do negócio jurídico, possuindo efeito suspensivo. Aliás, a diferença básica entre termo e condição é justamente a certeza do acontecimento futuro que, no caso do termo, deve existir necessariamente.

Encargo é a determinação acidental que, quando aparece no negócio, restringe o direito ou as vantagens auferidas por um das partes, na medida que institui um ou mais obrigações ao adquirente do direito, geralmente aparece nos chamados negócios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com