TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Cimentação

Ensaios: Avaliação De Cimentação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  1.046 Visualizações

Página 1 de 8

Instituto Politécnico de Tecnologia e Empreendedorismo

Área de Formação em Petróleo e Gás

Tema: Avaliação de Cimentação de Poços

Disciplina: Técnicas de Perfuração e Complementação

Docente: dr. Luís Samuel Sitoe

Discente: Fidelino Zefanias Manhique

Turma: Petróleo e Gás “b” Período: Laboral

Maputo, Outubro de 2014

Introdução

Cimentar significa pavimentar. Cimentação consiste basicamente no preenchimento do espaço anular entre os tubos de revestimento e a parede do poço com cimento, que possuí como principal objectivo fixar a tubulação e evitar que aja migração de fluídos entre as diversas zonas permeáveis atravessadas pelo poço. Realizada basicamente pelo bombeio de pasta de cimento e água através dos tubos de revestimento.

Na medicina, em especial no departamento da estomatologia (enfermaria que cuida dos dentes), a cimentação significa chumbar o dente, tapando os espaços vazios, inpedindo assim a penetração de substâncias indesejadas ao dente.

No presente trabalho o que me interessa é a cimentação de poços, mas neste falarei da avaliação da cimentação de poços, isto é, o que é, como é feita, seu objectivo, e o perfil do mesmo.

Convido em especial a estimada o professor para as linhas asseguir do presente trabalho, e estendo e o convinte a todos os possiveis leitores do presente trabalho.

Avaliação de cimentação

A avaliação de cimentação ocorre após a instalação dos equipamentos de segurança e o posterior condicionamento do revestimento de produção.

Avaliar a cimentação – consiste em checar se os inúmeros objetivos propostos para esta operação foram alcançados.

Visto que sabemos o que é avaliar a cimentação, sabemos que é necessario primeiro conhecer os tipos de cimentação e saber quais são os objectivos de cada tipo de revestimento ou cimentamento.

Nas cimentações primárias, a pasta posicionada no espaço anular entre a parede do poço e o revestimento descido em cada fase de perfuração tem vários objetivos além de suportar o peso dos tubos. Por exemplo, no revestimento condutor, o objetivo é impedir a circulação de fluidos de perfuração e uma possível corrosão de aços. Na cimentação de superfície, o cimento visa proteger horizontes superficiais de água e suportar equipamentos e colunas a serem descidos posteriormente. No revestimento intermediário, o objetivo é isolar ou proteger formaçõ es instáveis geologicamente, portadoras de fluidos corrosivos, com pressão anormal e/ou com perda de circulação. No revestimento de produção, o objetivo principal do cimento é promover a vedação hidráulica eficiente e permanente entre os diversos intervalos produtores, impedindo a migração de fluidos.

A existência de uma efetiva vedação hidráulica entre intervalos produtores é de fundamental importância técnica e econômica, e condiciona o sucesso de etapas subseqüentes. A intercomunicação de fluidos por detrás do revestimento pode causar a produção de fluidos indesejáveis, testes de produção e de avaliação incorretos, prejuízo no controle dos reservatórios e operações de estimulação mal sucedidas, com possibilidades inclusive de perda do poço. Portanto, a decisão de corrigir ou não a cimentação primária é de grande importância e deve ser tomada com a máxima segurança possível.

Ao longo da vida produtiva dos poços, o cimento também pode ser utilizado para tamponar canhoneados, reparar furos e vazamentos no revestimento, isolar zonas produtoras, combater perda de circulação e efetuar operações de abandono do poço.

Existem diversos métodos para a avaliação da qualidade de uma cimentação. Dentre os principais, encontram-se os testes hidráulicos, os testes de pressão com diferencial positivo ou negativo, os perfis de temperatura, os traçadores radioativos e os perfis sônicos e ultra-sônicos. A escolha do método de avaliação depende dos objetivos de cada trabalho.

Agora vou detalhar os métodos de avaliação de qualidade de uma cimentação.

1. Perfis sônicos

1.1. Objectivo da perfilagem sônica

A perfilagem sônica a poço revestido tem como objetivos principias: inferir a existência ou não de intercomunicações entre os intervalos de interesse, analisar o grau de isolamento entras as zonas de gás, óleo e água, e v erificar a aderência do cimento ao revestimento e à formação.

a 

Conclusão

Durante a elaboração do presente trabalho, pude notar que a sinalização de segurança é muito importante por um lado, para a prevenção de riscos, acidentes e doenças profissionais, e por outro lado, para maximizar a produção e a valorização dos recursos humanos – o trabalhador.

Falar de sinalização de segurança é adopatar politicas, medidas e sinais que fornecem indicações ou prescrições relativas à higiene, saúde e segurança no trabalho, por intermédio de placas, cores, comunicações verbais e sinais luminosos, acústicos ou gestuais.

A sinalização pretende condicionar e orientar a actuação do indivíduo perante situações de risco para as quais se pretende chamar a atenção. A sinalização adequada dos riscos profissionais constitui uma efectiva medida de prevenção dos riscos profissionais a que os trabalhadores estão expostos.

A Sinalização de Segurança e Saúde é uma condição básica essencial de prevenção dos riscos profissionais, pois, os melhores programas de promoção e melhoria das condições de trabalho perdem a sua eficácia se a sinalização de segurança não for conhecida e respeitada por todos. É importante destacar que por mais que estes sinais existem, devem ser mantidos limpos e em bom estado afim de não serem confundidos, dando assim o falso alarme.

A sinalização de segurança tem por objectivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com