TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacia Platina

Artigos Científicos: Bacia Platina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

A Bacia Platina é a segunda maior bacia hidrográfica brasileira e a quarta maior do mundo. Também conhecida como Bacia do Prata, ela está localizada na região sul da América do Sul e possui uma extensão de aproximadamente 3,1 milhões de km² de superfície, sendo 1,4 milhão de km² localizado no território brasileiro e o resto fica espalhado por outros países: Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

A Bacia do Prata é composta pelos rios Paraná, Uruguai, Paraguai, Prata, Iguaçu, Salado, Parnaíba, Grande, Tietê, Canoas, Pelotas, Negro, Paranapanema, Ibicuí, Parmejo e Pilcomayo. Esses rios são responsáveis pela formação de três sub-bacias que são as principais formadoras da Bacia Platina: a Bacia do Paraná, a Bacia do Uruguai e a Bacia do Paraguai.

Com a sua grande extensão, a Bacia Platina possui uma diversidade de rios e cada um com características diversas, o que lhe confere uma grande variedade para utilização dos rios, seja para a navegação como para a construção de usinas hidrelétricas.

A Bacia do Paraguai que corre pelas terras baixas do Pantanal possui uma extensão de 2500 km é de importância para a navegação, pois unido a uma rede de transportes leva ferro e manganês explorado no Maciço de Urucum e serve de porta de entrada de produtos de outros países.

A tentativa de construir uma hidrovia na Bacia do Paraguai sofre grande resistência de ambientalistas pelo fato de ele atravessar o Pantanal, “Patrimônio da Humanidade” e “Reserva da Biosfera”. A hidrovia construída deveria unir cinco países: Brasil, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A Bacia do Uruguai corre por áreas elevadas, mas também é navegável. Ela mantém relações com outros países e possui uma hidrelétrica uruguaia-argentina localizada na cidade de Salto Grande.

A Bacia do Uruguai é conhecida pelo seu grande potencial hidrelétrico, tendo uma das melhores relações energia/km² do mundo. A bacia sofre com a contaminação de dejetos resultantes de atividades como a suinocultura e avicultura e os agrotóxicos utilizados na produção do arroz. A navegação na bacia é viável, mas apenas em pequenos trechos e com pequenas embarcações.

A Bacia do Paraná localiza-se no sul e sudeste brasileiro e possui 4900 km de extensão e é o segundo da América, além disso, possui um enorme potencial para a produção de energia e vem cada vez mais explorando suas áreas navegáveis para integração dos países que compõem o Mercosul. Nela se localiza a usina hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo.

Na Bacia do Paraná está localizado o maior aproveitamento hidrelétrico do Brasil e na questão da navegabilidade da bacia, está sendo construída a hidrovia Tietê-Paraná. Essa hidrovia vai servir para o transporte de cargas, pessoas e veículos entre os países do Mercosul.

A Bacia Platina possui um grande potencial hidrelétrico. Nela está localizada a usina de Itaipu, a segunda maior do mundo, que é responsável por 17% de toda energia consumida no Brasil. O potencial dessa usina é divido entre o Brasil e o Paraguai, que a construíram.

No quadro abaixo está as principais usinas da Bacia Platina:

Nome

Localização

Capacidade

Itaipu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com