TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacia Sedimentar

Ensaios: Bacia Sedimentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 9

Exercício 1 - Bacias Sedimentares

a) As bacias sedimentares são formações geológicas originadas de depressões na crosta terrestre. Para essas depressões são transportados (principalmente por vias fluviais) detritos de matéria orgânica, rochas e substâncias químicas. Esses sedimentos são acumulados de forma que é exercido um grande aumento de pressão e/ou temperatura.

Os principais tipos são:

- Bacias Intracratônicas: ou de plataforma, são formadas no interior do continente – ou crátons – distantes das margens das placas.

- Bacias Pericratônicas: ou bacias de margem continental, são formadas em áreas de margem cratônica. São situadas em parte sobre a crosta continental e em parte sobre a crosta oceânica.

- Bacias Costeiras: Localizadas próximo às margens exteriores continentais, sendo estas submersas.

- Bacias Interiores: Localizadas na região interior da margem continental.

b) São exemplos de recursos econômicos extraídos de bacias sedimentares:

1. Combustíveis fósseis:

Carvão mineral: Proveniente de depósitos de restos de plantas que foram cobertos por argilas e areias, ocorrendo um soterramento gradual, que provocou aumento de temperatura e pressão sobre a matéria orgânica depositada expulsando o oxigênio e o hidrogênio, concentrando o carbono.

Petróleo: Formado da deposição de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos. Estes restos foram cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares proporcionando calor e alta pressão possibilitando reações complexas.

Gás Natural: Formado pela degradação de matéria orgânica que foi soterrada a grandes profundidades e, por isto, sua degradação se deu fora do contato com o ar, a grandes temperaturas e sob fortes pressões. Por esta razão em contato com a temperatura e pressão atmosférica, permanece em forma gasosa.

2. Argilas (indústria cerâmica): São sedimentos formados por partículas de dimensões muito pequenas provenientes da alteração e desagregação de outras rochas.

3. Metais de terras raras (ou lantanídeos)

4. Rochas carbonáticas (construção civil): Formadas a partir da fragmentação de carapaças de organismos.

Entre outros.

c) Os movimentos tectônicos sofridos pelas bacias sedimentares podem ser por convergência, divergência e transformismo. No caso dos movimentos atectônicos, pode ser por isostasia por soerguimento ou subsidência.

d)

1 - Cenozóico

(3) Carvão Mineral

2 - Mesozóico

(4) Escudos cristalinos e minerais metálicos

3 - Paleozóico

(2) Formação do petróleo e dinossauros

4 - Proteozóico

(1) Bacias sedimentares do Pantanal e da Amazônia

As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.

Estas podem ser de vários tipos, de acordo com as causas da sua formação e destacam-se as frontais, que se localizam à frente de uma cadeia montanhosa ou de um arco de ilhas vulcânicas, que são o resultado da convergência de placas que obriga à flexão e afundamento da litosfera; as de retroarco localizam-se entre o arco de ilhas vulcânicas e o continente, pois resultam da formação de cadeias montanhosas; as de estiramento resultam da distensão da litosfera devido à actuação de forças tectónicas distensivas e um exemplo destas são os riftes; por último, existem as bacias sedimentares que resultam do arrefecimento da litosfera, pois este provoca um aumento da densidade das rochas e a sua subsidência.

O registro sedimentar dessas áreas é geralmente composto por um espesso pacote sedimentar no seu interior, o qual diminui de espessura ao se aproximar das bordas da bacia e apresentam camadas de rochas que mergulham da periferia para o centro.

As bacias sedimentares preservam um registro detalhado do ambiente e dos processos tectônicos que deram forma à superfície da Terra através do tempo geológico. Também servem como importante repositório de recursos naturais, tais como água subterrânea, petróleo e recursos minerais diversos.

Os critérios utilizados para a classificação das bacias sedimentares são essencialmente tectónicos, tais como a localização relativamente aos limites das placas, à natureza do substrato dacrusta, à evolução tectónica e ao grau de deformação. Assim, podem-se considerar os seguintes tipos:

Fossas de afundamento (grabens), riftes

Bacias intracratónicas

Bacias oceânicas

Margens continentais

Bacias frontais

Bacias de retroarco

Bacias intramontanhosas

Bacias de pull-apart

Fossas de afundamento[editar | editar código-fonte]

Ponte sobre o vale de rifte de Alfagja, na Islândia, na fronteira entre as placas Eurasiática e Norte-americana.

São, normalmente, estruturas estritas e alongadas, limitadas por falhas normais conjugadas. Estas estruturas são também designadas porgrabens. Podem ser compartimentados em grabens secundários, limitados por porções salientes (horst). Estes termos de origem germânica devem-se ao facto de este tipo de estruturas ser particularmente bem observável no vale do rio Reno, ao longo da fronteira entre a França e aAlemanha.

As dimensões das fossas de afundamento (grabens) podem ser muito variáveis, entre um e várias centenas ou milhares de quilómetros. Neste último caso, merecem destaque os exemplos do Golfo de Suez, do grande Vale do Rifte Este-africano e do Lago Baikal.

Estas estruturas são geradas em ambientes tectónicos distensivos, tanto em locais situados no interior das placas tectónicas como nos bordos construtivos entre elas. Muitas vezes as fossas situadas ao longo de riftes continentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com