TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROSPECÇÃO DA BACIA SEDIMENTAR POTIGUAR

Dissertações: PROSPECÇÃO DA BACIA SEDIMENTAR POTIGUAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE TIRADENTES

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO

DISCIPLINA: GEOFÍSICA

PROSPECÇÃO DA BACIA SEDIMENTAR POTIGUAR

ALISSON NASCIMENTO DE OLIVEIRA

DAVID ETTINGER REZENDE

JOSÉ PINTO CARDOSO JUNIOR

THIAGO LUIZ

WALLACE GONÇALVES PEREIRA

ARACAJU / SE

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

OBJETIVO.....................................................................................................................03

METODOLOGIA............................................................................................................04

RESULTADO E DISCUSSÃO 05

CONCLUSÃO 06

INTRODUÇÃO

Gravimetria é a área da geofísica que estuda as variações da gravidade sobre toda a superfície terrestre. Tais variações tem origem em diversas causas: a rotação e o achatamento da terra, efeitos da lua e do sol, variações de altitude entre os pontos de medida, efeitos da estrutura da crosta e manto superior, etc.

O campo de gravidade da Terra é objeto de estudo da gravimetria. A gravidade terrestre contém informação de relevância geofísica em qualquer escala. Assim, em escala global a gravimetria é à base da geodésia física onde, através do estudo global do campo da gravidade, obtém-se informação acerca das dimensões, forma e massa da terra. Em um enfoque mais amplo ainda, o estudo da ação gravitacional da Lua e do Sol sobre nosso planeta permite determinar não só o modo como a massa se distribui no interior terrestre, como também permite tirar conclusões acerca do estado de agregação de vastas regiões do interior do planeta.

A magnetometria é o método geofísico que tem como principio medir o campo magnético secundário das rochas, o equipamento mais usado mede o movimento de precessão dos elétrons, resultado da diferença de orientação e intensidade da magnetização das rochas em relação ao campo magnético atual da terra.

Ambos os métodos são bastante eficazes e corriqueiros na indústria do petróleo. Através da gravimetria são criados mapas de intensidade de campo gravítico, o qual é diretamente proporcional á densidade das formações. Permite a identificação de rochas com densidades anômalas (ígneas ou estruturas salinas), sendo que as zonas com menor densidade são mais propícias á existência de hidrocarbonetos. A magnetometria é utilizada em mapeamentos de grandes estruturas geológicas e aliada com outros métodos, como a sísmica, auxilia na redução dos riscos na exploração de hidrocarbonetos.

Neste trabalho, serão analisados perfis gravimétricos e magnéticos da Bacia Potiguar.

OBJETIVO

Ter noções de como identificar em mapas, prospecções de uma bacia sedimentar.

METODOLOGIA

Método Gravimétrico:

Todas as massas estão sob o efeito da atração mútua, regido pela lei de Newton da gravitação. Mudanças laterais na densidade da Terra produzem variações locais no valor do campo gravitacional terrestre que, embora muito pequenas, podem frequentemente ser detectadas, permitindo deduções sobre a subsuperfície. A Gravimetria está voltada para o estudo dessas pequenas perturbações locais do campo gravitacional terrestre, geradas pela distribuição de massas no subsolo, ou seja, pela presença de rochas de diferentes densidades. Materiais mais densos contribuem mais fortemente para o campo gravitacional do que os menos densos, quando se considera o mesmo volume e a mesma profundidade para ambos; se os materiais apresentam a mesma densidade, a contribuição maior é daqueles mais próximos da superfície, se eles ocupam igual volume, ou, se os materiais ocorrem à mesma profundidade, daqueles que perfazem o maior volume.

Método Magnético:

Cada rocha magnetiza-se de acordo com a sua susceptibilidade magnética, que depende da quantidade e do modo de distribuição dos minerais magnéticos presentes. A concentração de minerais magnéticos produz distorções locais no campo magnético da Terra, que podem ser detectadas e fornecem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com