TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barragens Hidreletrica

Artigo: Barragens Hidreletrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Direito ambiental: Barragens hidrelétricas

PONTA GROSSA

2012

Sumário

Direito ambiental: Barragens hidrelétricas 1

Direito ambiental: Barragens hidrelétricas 2

1 TEMA 4

2 JUSTIFICATIVA 4

3 PROBLEMA 4

4 OBJETIVOS 4

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4

5.1 A ESCOLHA DO LOCAL ADEQUADO. 4

5.2 O QUE SERÁ AFETADO NAQUELA REGIAO. 5

5.3 OS PROBLEMAS CAUSADOS PELAS HIDRELÉTRICAS. 5

6 METODOLOGIA 5

7 CRONOGRAMA 5

8 REFERÊNCIAS 5

1 TEMA

Direito ambiental: Barragens hidrelétricas.

2 JUSTIFICATIVA

3 PROBLEMA

Tem como problema compreender como o licenciamento ambiental de projetos de barragens hidrelétricas contribuiu para a organização, mobilização e participação de populações locais atingidas por esses projetos e, por outro lado, limitou a satisfação de suas reivindicações.

4 OBJETIVOS

Este trabalho tem por objetivo compreender os avanços instituídos pelo licenciamento ambiental de hidrelétricas e seus limites, analisando dentro de que condições ocorreu a participação das populações atingidas.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com as instalações das hidrelétricas no Brasil que são de grande importância para satisfazer o ser humano hoje em dia também vem os problemas como a poluição. Para que uma hidrelétrica seja instalada é preciso uma grande área que será totalmente alagada e em alguns casos as cidades próximas são desabrigadas, pois as águas ocuparão o lugar dos moradores, a fauna e flora desta região será totalmente perdida e algumas espécies só vivem ali.

5.1 A ESCOLHA DO LOCAL ADEQUADO.

O território brasileiro é constituído por muitos rios, mas para a instalação de uma usina é preciso um determinado tipo de riu que torna possível a obtenção de energia. Os Rios de Planaltos, pois são os rios que percorrem relevos bastante acidentados, como os planaltos brasileiros e por isso tem forma encachoeirada podendo apresentar quedas d’águas ou ate cascatas. Que permite a rotação da turbina que produz energia.

O cálculo da potência instalada de uma usina é efetuado através de estudos de hidro-energéticos que são realizados por engenheiros civis, mecânicos e eletricistas. A energia hidráulica é convertida em energia mecânica por meio de uma turbina hidráulica, que por sua vez é convertida em energia elétrica por meio de um gerador, sendo a energia elétrica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com