TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ambientais Provocados Pelas Hidrelétricas

Dissertações: Impactos Ambientais Provocados Pelas Hidrelétricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  4.170 Palavras (17 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

Desde o início dos tempos o ser humano vive uma incessante busca pelo desenvolvimento econômico e industrial em prol do crescimento, onde os recursos naturais como fonte de matéria prima esgotável e finitos são abusivamente explorados.

O crescimento é almejado por todas as nações, mas geram graves danos à humanidade. Com o avanço tecnológico e da cientifico à degradação ambiental ganha proporções cada vez maiores e o ser humano já sofre as consequências desses atos.

O avanço tecnológico e produtivo nos últimos tempos, principalmente após a Revolução Industrial, propiciou ao planeta inúmeras alterações.

A busca pelo desenvolvimento permitiu ao ser humano condições de vida melhor e maior conforto com a captação de recursos oferecidos pela natureza; No entanto, a displicência em suas ações deixou marcas terríveis no meio ambiente e os eventos climáticos decorrentes de tantas perturbações ambientais são evidenciadas.

“O acréscimo do conhecimento técnico-científico dos séculos XVIII, XIX e XX possibilitado pelo capitalismo colocou definitivamente os interesses das sociedades humanas de um lado e a preservação da natureza de outro”. (ROSS, 1996, p. 213).

Alterações ambientais

As alterações ambientais são causadas tanto por atitudes humanas como por processo natural, entretanto, as maiores alterações que ocorrem são causadas pela ação do homem.

Desde o início da humanidade o processo de degradação ambiental vem ocorrendo, de início, procurando suprir as necessidades básicas, não a agredindo indiscriminadamente, onde o lixo era simplesmente enterrado, controlando os vetores e fertilizando o solo.

O ser humano em meio ao seu processo evolutivo foi captando os recursos oferecidos pela natureza e desenvolvendo técnicas mais avançadas para obtenção desses recursos em escalas cada vez maiores e periodicidade cada vez menor, onde a descoberta das fontes de energia se torna um fator primordial nesse processo.

As agressões ao meio ambiente ganharam proporções maiores na idade media e moderna, com a primeira revolução industrial.

O processo de industrialização implicou no crescimento dos grandes centros urbanos quando as populações migraram para a cidade em busca de melhores condições de vida, momento este onde se exige um aumento industrial e econômico maior para atender as novas necessidades.

Com o desenvolvimento industrial e econômico ocorre a intensificação à exploração dos recursos naturais. A vegetação natural é substituída por pastagens de gado, os resíduos industriais são depositados nos rios, os resíduos de queima de combustível são lançados no ar, enfim, inúmeras ações “justificáveis” em prol do desenvolvimento.

Carvalho (2003, p. 67) defende que:

O dinamismo da civilização industrial introduziu radicais mudanças no Meio Ambiente físico. Essas transformações implicaram a formação de novos conceitos sobre o ambiente e o seu uso. A Revolução Industrial, que teve início no século XVIII, alicerçou-se, até as primeiras décadas do último século, nos três fatores básicos da produção: a natureza, o capital e o trabalho. Porém, desde meados do século XX, um novo, dinâmico e revolucionário fator foi acrescentado: a tecnologia. Esse elemento novo provocou um salto, qualitativo e quantitativo, nos fatores resultantes do processo industrial. Passou-se a gerar bens industriais numa quantidade e numa brevidade de tempo antes impensáveis. Tal circunstância, naturalmente, não se deu sem graves prejuízos à sanidade ambiental.

Jean Dorst afirma: “pode-se constatar cada vez mais nitidamente que as atividades humanas estão prejudicando nossa própria espécie. O homem intoxica-se envenenando, no sentido literal do termo, o ar que respira, a água dos rios e o solo de suas culturas. Praticas agrícolas deploráveis empobrecem a terra de forma por vez irrecuperável, e uma exploração excessiva dos mares está reduzindo os recursos que deles poderiam ser extraídos.”(Antes que a natureza morra , citado por vladimir passos de Freitas(crimes contra a natureza, 6. Ed. São Paulo: revista dos tribunais, p. 19).

Atualmente o mundo está extremamente poluído e degradado, catástrofes ambientais são evidenciadas a cada instante, ocasionando uma serie de impactos à sociedade, causando prejuízos econômicos e até perca da vida.

"Estamos diante de uma situação que se agrava cada vez mais. Em parte porque demoramos demais para reverter a degradação que documentamos, e em segundo lugar porque as demandas em nosso planeta continuaram crescendo ao longo desse período", disse Steiner.

Os principais problemas que afetam o meio ambiente na atualidade são:

- Poluição do ar por gases poluentes ocasionados por: queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, gasolina e diesel) e indústrias.

- Poluição de rios, lagos, mares e oceanos, ocasionados por: despejos de esgotos e lixo, acidentes ambientais (vazamento de petróleo), etc;

- Poluição do solo provocada por: contaminação (agrotóxicos, fertilizantes e produtos químicos) e descarte incorreto de lixo;

- Queimadas de matas e florestas para a ampliação de áreas para pasto ou agricultura;

-Corte ilegal de árvores para comercialização de madeira, ocasionando o desmatamento;

- Esgotamento do solo (perda da fertilidade para a agricultura), provocado pelo uso abusivo e incorreto;

- Diminuição e extinção de espécies animais, decorrente da caça predatória e destruição de ecossistemas;

- Falta de água para o consumo da humanidade, causado pelo uso irracional, contaminação e poluição dos recursos hídricos;

- Contaminação do solo causado por acidentes nucleares.

- Aquecimento Global, causado pela enorme quantidade de emissão de gases do efeito estufa;

- Diminuição da Camada de Ozônio, pela emissão de determinados gases (CFC, por exemplo) no meio ambiente.

As alterações provocadas ao ambiente grande parte são irreversíveis, e os recursos naturais a maior parte não são renováveis.

Ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com