TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTOGRAFIA

Tese: CARTOGRAFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Paralelo (ou paralelo geográfico) é todo o círculo menor perpendicular ao Eixo terrestre e, portanto, paralelo ao Equador. Sobre um determinado paralelo, a latitude é constante. A posição em cada paralelo é medida através da longitude. Sobre o equador, a latitude é igual a zero, medindo-se de 0º a 90º, para norte (positiva) e para sul deste (negativa).

Meridiano (geografia), no contexto da geografia, é uma linha norte-sul entre o Pólo Norte e o Pólo Sul

Longitude, algumas vezes representada pela letra grega λ(lambda), descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 paraleste ou para oeste, a partir do Meridiano de Greenwich. Diferentemente da latitude, que tem a linha do Equador como um marco inicial natural, não há uma posição inicial natural para marcar a longitude. Portanto, um meridiano de referência tinha que ser escolhido. Enquanto os cartógrafos britânicosusavam o Meridiano de Greenwich há muito tempo, outras referências foram usadas como: El Hierro, Roma, Copenhage, Jerusalém, São Petersburgo,Pisa, Paris, Filadélfia e Washington

Desenho da Terra mostrando as longitudes em graus (a longitude 0º está marcada no Meridiano de Greenwich).

Um mapa é uma representação visual de uma região. Estes mais conhecidos são representações bidimensionais de um espaço tridimensional. Aciência da concepção e fabricação de mapas designa-se cartografia

5- Os mapas são importantes porque nos dão uma visão bem ampla de uma região e serve para nos direcionar a uma parte dessa região com maior precisão.

6-Convenções cartográficas são uma série de códigos ou convenções, que são aceitos internacionalmente e criados pela necessidade de reproduzir com fidelidade em um mapa as características de determinado espaço. Por isso, um mapa geralmente pode ser compreendido independentemente do país em que foi produzido.

7- com bússolas e estrelas.

8-Uma aerofotografia, (ou fotografia aérea) em termos técnicos, é considerada como aquela fotografia obtida por meio de câmera instalada em plataforma aerotransportada com uma vista aérea vertical rigorosamente controlada, (com distância focal, parâmetros de distorção de lentes e tamanho de quadro de negativo conhecidos) montada com o eixo óptico da câmara próximo da vertical em uma aeronave devidamente preparada e homologada para receber este sistema.*

Imagem de satélite é um arquivo de imagem obtido por sensoriamento remoto(realizado por sensores distantes, ou remotos) a partir de um satélite artificial. Esse processo poderia ser explicado de maneira simplista como a obtenção de uma fotografia da Terra de uma máquina localizada no espaço dentro de um satélite.

9- Um cartógrafo é um profissional dedicado à cartografia e à produção de mapas, locais, regionais ou globais, da Terra ou da lua, inclusive dos outros planetas. No passado, em particular na época dos Descobrimentos, os cartógrafos, ainda chamado "cosmógrafos", detiveram uma enorme importância.

10-Mapas físicos

 Mapa geomorfológico - representa as características do relevo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com