TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CEI - Comunidade Dos Estados Independentes

Casos: CEI - Comunidade Dos Estados Independentes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 2

A Comunidade dos Estados Independentes ou simplesmente CEI é uma organização governamental, que foi fundada com o objetivo de estabelecer um sistema econômico e de defesa entre as nações da extinta URSS. Já que em 1991 com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, as nações que a compunham ficaram independentes. Porém, o vínculo estabelecido entre elas gerou uma dependência nas relações políticas, militares e econômicas. Com isso no dia 8 de dezembro de 1991, pelo do acordo de Minsk, a CEI foi fundada e em 21 de dezembro de 1991 no Cazaquistão, foi intitulada pelo Tratado de Alma-Ata.

Inicialmente contava com apenas três membros sendo eles a Bielorrússia, a Ucrânia e a Rússia. Duas semanas depois de sua criação, outras oito ex-repúblicas soviéticas sendo elas: Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Uzbequistão, Quirguistão, Tajiquistão e Turcomenistão, também foram admitidas como membros fundadores, sendo esses sujeitos à aprovação dos seus respectivos parlamentos. Portando pode se dizer que de certa forma a CEI é uma sucessora parcial da antiga União Soviética, já que o bloco político-econômico reúne 12 das 15 repúblicas que formaram a antiga URSS. Os países bálticos Estônia, Lituânia e Letônia que anteriormente tinham se tornado independente, mas declinaram do convite de integra a CEI. A Geórgia rechaçou a proposta até 1993.

A CEI não é um bloco econômico, já que não há integração econômica e nenhum tratado comercial comum, assim como redução ou isenção de tarifas alfandegárias entre os países que a compõem. Os acordos de livre comércio que ocorrem geralmente são bilaterais. A CEI também não é um país, já que cada uma de suas unidades constitutivas é politicamente soberana. Por isso desde sua fundação, a Comunidade dos Estados Independentes vem debatendo com sua natureza ambígua. Já que não é um país, porém é mais do que uma simples comunidade econômica, tendo Forças Armadas centralizadas e mesmo os países membros estejam criando gradualmente suas próprias moedas, o rublo ainda circula paralelamente na maioria delas. Além de manter em grande parte intacta a relação de supremacia da Rússia sobre as demais unidades da extinta União Soviética. Além do que qualquer país pode abandona-la após ter anunciado essa intenção, desde que a mesma seja com um ano de antecedência

A Comunidade dos Estados Independentes tem como principais objetivos:

• Estabelecer diálogos nas áreas econômica, política e militar entre os países da CEI;

• Possibilitar a cooperação entre os países membros, principalmente em termos de democratização e prevenção ao crime;

• Definição de política externa e de defesa comuns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com