TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância e a eficácia do orçamento do Estado em comunidade

Resenha: A importância e a eficácia do orçamento do Estado em comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

A importância e a efetividade do Orçamento Público na vida da

sociedade

O progresso historico do orçamento de instituições governamentais e seu papel importante para a sociedade como o principal instrumento de controle dos recursos públicos. A evolucao historica do orcamento publico tem um objetivo: o de retratar a historia em vários paises do mundo, especialmente no Brasil. Com esese registros permitem visualizar a tecnologia do processo orçamentário para atender à demanda d

bens e serviços de uma sociedade cada vez mais complexa. O percurso histórico mostra princípios, técnicas e regras que surgiu em varios lugares, admitidos hoje em todo o universo, admitido um padrao universal na formatação dos orçamentos das entidades públicas, respeitadas as características e peculiaridades do regime político vigente de cada nação. No Brasil, por ser um tema precoce do direito financeiro e das finanças brasileiras em todas as esferas de governo – federal, estadual e municipal -, procura recuperar os principais preceitos ligados ao orçamento estabelecidos em todas as constituições brasileiras as quais fortaleceram desde a proclamação da República até hoje. Com o decorrer desse processo historico, apresentamos varios conceitos admitidos desde o mais simplorio ate a geracao de hoje, considerada a mais avancada em relacao das necessidades da sociedade.

Hoje, o que é discutido muito é sobre a eficacia de todo esse planejamento. Por um lado, isso garante transparência, em razão da forca legal, porem pelo outro lado o que se percebe, é uma ineficiência cada vez maior, em razão das crescentes demandas da população. Parece-me que se por um lado, atendemos as expectativas jurídicas do controle, acabamos por deixar de atender aquele que é no final, o principal interessado na atividade financeiro do Estado, que somos nós os usuários do sistema público. Percebemos isso, nitidamente, quando por varias e varias vezes vemos os recursos dispor, não serem utilizados, em razão de uma licitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com