TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CICLO DE MILANKOVITCH MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ANTRÓPICO OU NATURAL?

Por:   •  22/3/2017  •  Seminário  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

CLIMATOLOGIA SISTEMÁTICA

DOSCENTE DR. DANIEL RODRIGUES DE LIRA

DISCENTE MIRELLY MATHEUS LIMA

CICLO DE MILANKOVITCH

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ANTRÓPICO OU NATURAL?

ITABAIANA

2017

CICLO MILANKOVITCH

[pic 2]É a teoria mais aceita que tem como objetivo explicar as mudanças climáticas que ocorrem no planeta. Nota-se que as variações ocorrem periodicamente e fazem com que a radiação solar chegue a superfície terrestre com intensidade diferente em cada parte do planeta, ou seja, a radiação que incide na terra não é distribuída de forma homogênea, isso devido a maneira que a terra está inclina em seu eixo.

A teoria de Milankovitch é baseada nas variações cíclicas destes 3 elementos que ocasionam variações da quantidade de energia solar que chega a terra desencadeando a entrada numa era glaciar ou interglaciar.

  • Excentricidade da Órbita – a forma a terra ao redor do sol (excentricidade) varia entre uma elipse e uma forma mais circular.
  • Obliquidade do eixo de rotação – o eixo da terra é inclinado em relação ao sol em aproximadamente 23°. Esta inclinação oscila entre 22,5° e 24,5° (quando a inclinação é maior as estações são mais extremas – os invernos são mais frios e os verões mais quentes. E quando a inclinação é menor as estações são mais suaves).
  • Precessão – conforme a terra gira em torno de seu eixo, o eixo também oscila entre um sentido apontando para a estrela do Norte, e outro apontando para a estrela.

O efeito combinado desses ciclos orbitais causa mudanças de longo prazo na quantidade de luz do sol que atinge a terra nas várias estações, principalmente em altas latitudes.[pic 3]

Os cientistas já tinham essa suspeita de que os ciclos orbitais do nosso planeta são os responsáveis pela variação climática periódica que provoca a alternância entre períodos glaciais e interglaciais. As teorias dos ciclos orbitais de Milankovitch sugerem que a insolação de verão em altas latitudes do Norte impulsiona os ciclos glaciais. Investigadores confirmaram que uma combinação de dois dos ciclos de Milankovitch.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

As mudanças climáticas são caracterizadas pela elevação de temperatura dos oceanos e da camada de ar próxima a superfície terrestre, podendo ser de causas naturais ou decorrente de atividades humanas.

O crescente número de emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases como o metano (CH4) e oxido de nitroso (NO2) na atmosfera tem gerado inúmeros problema, como por exemplo o efeito estufa. Esse que por sua vez se caracteriza como sendo uma camada de gases que cobre a superfície terrestre, é um fenômeno natural e fundamental para a manutenção da vida na terra, pois sem ela o planeta seria muito frio e várias espécies não sobreviveriam. Normalmente parte da radiação solar que chega ao nosso planeta é refletido e retorna diretamente para o espaço, mas a outra parte é absorvida pelo planeta e uma parte é retida por essa camada de gases que estão prendendo calor na atmosfera consequentemente gera o chamado efeito estufa. Isso gera impacto direto nos sistemas climáticos globais, causando, desde chuvas inesperadas á ondas de calor extremas, escassez em algumas áreas de água potável á aumento das inundações e do nível do mar.

A terra já passou por períodos de refrigeração e aquecimento, e alterações climáticas a ela associadas, várias vezes. O que gera preocupação aos cientistas é que esse processo de aquecimento está acontecendo muito mais rápido que antes, a temperatura em graus Celsius já está mais quente do que era antes do período industrial. Observa-se atualmente uma elevação de temperatura do planeta, um aumento do nível do mar decorrente do derretimento das calotas polares, que pode ocasionar no desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas, se contar no impacto ambiental que se tem quando se mistura a água do mar, salgada, com a água do gelo, doce. Além disso o processo de desertificação também tem aumentado nas últimas décadas devido as mudanças climáticas.

As mudanças climáticas podem ser ocasionadas por fatores naturais, como as alterações na radiação solar ou movimentos da órbita da Terra. Porém, o IPCC afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem ao longo dos últimos 250 anos.

A maioria dos cientistas do ramo concorda que uma das principais causas da atual tendência de aquecimento global é a influência humana na expansão do efeito estufa. Vale lembrar que o efeito estufa é um processo natural, do qual a vida na Terra depende. Caso toda a energia radiante do sol sobre a Terra retornasse ao espaço, teríamos um planeta ausente de calor e inabitável para a vida como a conhecemos, porém, a influência antropogênica vem interferindo de forma a intensificar o efeito estufa, causando um aquecimento global abrupto que já vem prejudicando diversas espécies e ecossistemas. Ao longo do século passado, houve a queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, o que aumentou a concentração de dióxido de carbono (CO2) atmosférico. Isso acontece porque o processo de queima de carvão ou óleo combina carbono com o oxigênio do ar para formar CO2. Em menor escala, o desmatamento para a agricultura, indústria e outras atividades humanas tem aumentado as concentrações de gases de efeito estufa (GEEs).

As consequências desta alteração no efeito estufa natural são difíceis de prever, mas alguns efeitos prováveis são:

•. De forma geral, a Terra se tornará mais quente - algumas regiões poderão apresentar temperaturas mais elevadas que outras;

• O aumento das temperaturas provavelmente resultará em maiores taxas de evaporação e precipitação, fazendo com que algumas regiões se tornem mais úmidas e outras mais secas;

•. Um efeito estufa mais intenso iria aquecer os oceanos e derreter calotas polares, elevando o nível dos oceanos. As águas oceânicas se expandiriam devido ao aumento das temperaturas, também contribuindo para a elevação do nível do mar;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (451.7 Kb)   docx (418 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com