TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIDADANIA E MEIO AMBIENTE

Dissertações: CIDADANIA E MEIO AMBIENTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

Cidadania e Meio Ambiente

A forma de como nos relacionamos com o lixo que produzimos indica o grau da cidadania da sociedade em que vivemos. Podemos então, definir Cidadania como: UM CONJUNTO DE DIREITOS E DEVERES, ESTABELECIDOS OU NÃO PELA LEGISLAÇÃO.

Já o exercício da Cidadania é a forma de fazer valer os direitos garantidos e exigir a observância dos direitos e zelar para que não sejam desrespeitados.

Todo ser humano possui valores que podem ser classificados como fundamentos morais e espirituais da consciência humana e é fundamental que toda pessoa tome conhecimento dos valores a ela inerente. Conheça os principais valores humanos: honestidade, verdade, justiça, ética, disciplina, integridade, paz (que envolve autoestima, autocontrole, autoconfiança, autoaceitação e desapego) e amor.

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Somente para complementar, cultura é tudo aquilo que não é natureza, por sua vez, toda ação humana na natureza e com a natureza é cultura. Os códigos morais regem a conduta dos membros de uma comunidade, de acordo com princípios de conveniência geral, para garantir a integridade do grupo, a convivência pacífica e o bem-estar dos indivíduos que o constituem.

Chegamos a um momento muito interessante, mas também muito triste, pois percebemos que a mão que constrói é a mesma que impiedosamente também destrói.

Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica que permite abrigar e reger a vida em todas as suas formas, ou seja, tudo que nos cerca compreende o meio ambiente. Com o surgimento do homem, meros 100 mil anos, o processo degradativo do meio ambiente tem sido proporcional a sua evolução. No Brasil, o início da influência do homem sobre o meio ambiente pode ser notada a partir da chegada dos portugueses.

“Apenas quando o homem matar o último peixe, poluir o último rio e derrubar a última árvore irá compreender que não poderá comer o dinheiro que ganhou”.

Faz-se necessário o desenvolvimento de ações permanentes que promovam o fortalecimento de uma consciência maior sobre os problemas ambientais e ainda o incentivo à participação de todos, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, pois a defesa da qualidade ambiental está ligada ao exercício da cidadania. É preciso lembrar que o meio ambiente não se refere apenas às áreas de preservação e lugares paradisíacos, mas sim a tudo que nos cerca: água, ar, solo, flora, fauna, homem etc. Cada um desses elementos está sofrendo algum tipo de degradação. Quando o meio ambiente se altera, as condições climáticas também se alteram e, por conseguinte, nossa saúde está sendo muito afetada, por isso a conservação do meio ambiente é uma questão da nossa própria sobrevivência.

"A cada criação do homem um pouco do planeta se acaba. Então devemos pensar bem no que criamos ou consumimos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com