TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMANDO DE VÁLVULA VARIÁVEL: Linha Volkswagen

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.256 Palavras (14 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 14

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

TÉCNICO DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA

[a]

Danilo Silva de Almeida
Diego Mubarack de Melo
Igor do Santos Pereira
Matheus Alves Jardins

COMANDO DE VÁLVULA VARIÁVEL
Linha Volkswagen

SÃO PAULO,  2018


Danilo Silva de Almeida
Diego Mubarack de Melo
Igor do Santos Pereira
Matheus Alves Jardins

COMANDO DE VÁLVULA VARIÁVEL
LINHA VOLKSWAGEN

Trabalho de Disciplina submetido ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI como parte dos requisitos necessários para a obtenção da aprovação na disciplina de Manutenção de Sistemas Mecânicos Automotivos 1 ministrado pelo professor Thiago Bragone Pastrolin.

São Paulo/SP, 2018.


  1. RESUMO

Este trabalho apresenta as principais características do Comando de Válvula Variável e a sua importância para o mercado de veículos com motores ciclo otto. O enfoque maior será para a construtora Volkswagen que adora teste sistema de comando em seus veículos no mercado brasileiro e internacional. Será apresentado ainda todas as suas funções técnicas e suas vantagens e desvantagens e alguns veículos que utilizam este tipo de comando.

Palavras-chave: comando de válvula variável, Volkswagen, árvore do cames, .


  1. Sumário

I.        INTRODUÇÃO        6

1.        COMANDO DE VÁLVULA VARIÁVEL        8

1.1        Linha Volkswagen        8

2.        OPERAÇÃO DO COMANDO DE VÁLVULA VARIÁVEL        11

2.1        Avanço da árvore de cames        12

2.2        Retardo da árvore de cames        12

2.3        Funcionamento da Regulagem        13

3.        Considerações sobre Vantagens e Desvantagens        14

REFERÊNCIAS        16

ANEXO – Fichas Técnicas        17


[pic 1]


  1. INTRODUÇÃO[b]

As demandas de motores de combustão continuam a crescer. Por um lado, os clientes querem mais potência e torque, enquanto, por outro, não podem perder de vista a economia de combustível e as leis de emissões cada vez mais rigorosas. No que diz respeito ao sincronismo das válvulas, isto significa que a velocidade do motor e o ajuste dependente da carga das árvores de cames de admissão e escape são indispensáveis. Portanto, é claro, os sistemas de ajuste estão sendo aprimorados continuamente no projeto técnico, bem como nos meios de ajuste.

Os métodos de operação variável da válvula podem ser rastreados desde a idade do vapor. Quanto aos motores convencionais de combustão interna automotiva, o tempo de válvulas variável (VVT) foi patenteado pela Fiat no final dos anos 60. No entanto, a Alfa Romeo foi o primeiro fabricante a introduzir o VVT em um veículo de produção em seu Spider 2000 de 1980. Desde então, muitos fabricantes incorporaram os princípios do VVT em seus projetos. A variedade de variações de VVT ​​dos fabricantes gerou muitos nomes / siglas diferentes do sistema VVT, como VTEC e VVT-i.

Motores sem VVT possuem eixos de comando não ajustáveis, portanto, a elevação, a duração e a temporização da válvula são fixas. Uma vez que as árvores de cames e o virabrequim estão ajustados, o tempo da válvula não pode variar. O sincronismo de válvulas variável é usado para auxiliar o desempenho, economia de combustível e menores emissões, permitindo a otimização do desempenho do motor sob diferentes cargas e operações. Com o VVT, a sobreposição da válvula maior, a elevação da válvula, a duração e os ajustes de tempo podem ser alcançados dependendo da velocidade do motor, da carga e da temperatura. Por exemplo, a baixa rotação do motor, o tempo da válvula pode ser avançado para ajudar na resposta do acelerador e no torque do motor, enquanto estiver sob carga. O sincronismo da válvula pode ser retardado para ajudar a reduzir as emissões de escape e aumentar a potência a uma rotação mais alta, onde os tempos de abertura da válvula são maiores.

A Fiat introduziu seu sistema de troca de gêneros 'Twin Air' em 2010. Desde o seu lançamento, o 'Twin Air' tem sido um mistério para muitas pessoas. Ele usa um motor a gasolina de quatro tempos turboalimentado com quatro válvulas por cilindro que são razoavelmente convencionais. O nome “Twin Air” é uma referência aos seus cilindros duplos e operação de válvula de entrada. Um mecanismo de pequena capacidade que fornece pelo menos a mesma potência que muitos motores maiores disponíveis. O sistema Twin Air usa um sistema de válvula hidráulica para operar os cilindros que abrem hidraulicamente as duas válvulas de entrada simultaneamente. As válvulas de escape são operadas de maneira convencional usando ajustadores de válvula hidráulica e balancins.

Os fabricantes estão agora pesquisando e desenvolvendo novos motores de combustão interna sem comando de válvulas, que veriam o desaparecimento do sistema de trem de válvulas e o tempo de válvulas variável como conhecemos.

As válvulas dentro de um motor de combustão interna são usadas para controlar o fluxo de entrada e saída de gases dentro e fora da câmara de combustão. O tempo, a duração e a elevação desses eventos de válvula têm um impacto significativo no desempenho do motor. Sem o sincronismo variável da válvula ou a elevação variável da válvula, o sincronismo da válvula pode ser o mesmo para todas as velocidades e condições do motor, portanto, os compromissos são necessários.  Um motor equipado com um sistema de acionamento de comando de válvulas variável é liberado dessa restrição, permitindo que o desempenho seja melhorado na faixa de operação do motor.

Motores de pistão normalmente usam válvulas que são acionadas por eixos de comando de válvulas. As cames abrem (levantam) as válvulas durante um determinado período de tempo (duração) durante cada ciclo de admissão e escape. O tempo de abertura e fechamento da válvula, em relação à posição do virabrequim, é importante. A árvore de cames é accionada pela cambota através de correias dentadas, engrenagens ou correntes.

Um motor requer grandes quantidades de ar quando operando em altas velocidades. No entanto, as válvulas de admissão podem fechar antes de entrar ar suficiente em cada câmara de combustão, reduzindo o desempenho. Por outro lado, se a árvore de cames mantiver as válvulas abertas durante períodos de tempo mais longos, como acontece com o came de competição, os problemas começam a ocorrer nas velocidades mais baixas do motor. Abrir a válvula de admissão enquanto a válvula de escape ainda estiver aberta pode fazer com que o combustível não queimado saia do motor, levando a uma redução do desempenho do motor e ao aumento das emissões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (432.2 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com