TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeias Montanhosas

Casos: Cadeias Montanhosas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 6

Na Ásia há desde áreas desérticas até áreas com água em abundância.

Esse continente apresenta as maiores e as menores altitudes do planeta.

Ásia é o maior dos continentes, possuindo uma área de cerca de 44 milhões de km2, o que corresponde a 1/3 das terras emersas do planeta.

Dos sete maiores países do mundo em extensão, três são asiáticos.

Abriga mais de 50% de toda a população mundial.

Nes­se continente está os dois países mais populosos do mundo, a China - com cerca de 1,3 bilhão de habi­tantes - e a índia - com mais de 1,1 bilhão de pessoas.

A população do con­tinente asiático não está uniforme­mente distribuída pelo território. Existe uma profunda relação entre as características físicas e a distribuição populacional.

Em geral, as popu­lações tendem a se concentrar nas planícies, que são atravessadas por grandes rios sujeitos às cheias que se dão em virtude das chuvas, fator que beneficia a atividade econômica predominante, ou seja, a agropecuária.

Os principais rios da asia sao:Rio Yang-Tsé,Rio Obi-Irtys,Rio Huang Ho,Rio Mekong,Rio Amur,Rio Lena,Rio Ienissei,Rio Obi-Katun,Rio Indo,Rio Sirdário,Rio Brahmaputra,Rio Eufrates,Rio Tigre,Rio Ganges,Rio Tarim.

Tanto as chuvas abundantes da região influenciada pelos climas equatorial e tropical quanto a grande quantidade de neve derretida das altas montanhas favorecem a existência de grandes rios, que correm em quase todas as direções do continente asiático. Podemos destacar:48

Rio Yangtzé na região das Três Gargantas

rios que deságuam no oceano Pacífico. Alguns têm grande volume de água devido às monções de verão. Merecem destaque os rios Huang-ho (ou Amarelo), Si-kiang e Yang-tsé-kiang (ou Azul), todos na China, além do Mekong, na Indochina;48

rios que deságuam no oceano Índico. Alguns deles são também monçônicos e tornam-se muito volumosos durante o verão. Merecem destaque rios da Índia e de Bangladesh, como o Bramaputra, o Ganges e o Godavari, e o rio Indo, no Paquistão.

AS CADEIAS MONTANHOSAS

CORDILHEIRAS PLADOS ANDES!!!

Mongólia, do Decã (parte central da Península do Decã), o Pl PLANALTOS

o Planalto do Pamir (a mais de 4.000m), o Planalto do Tibet, da analto da Anatólia, da Arábia, do Irã e o Planalto Central Siberiano

PLANICIES

planícies da Asia é uma Área geográfica com pouca ou nenhuma altitude, ou seja, plano, sem muitas montanhas. Para começar, vamos ver sobre a Planície MESOPOTÂMICA

MESOPOTÂMICA: Se localiza no Iraque e é cortada pelos rios Tigre e Eufrates. Esta Área, ajuda no setor predominante no local, que é a agricultura. Assim fazendo pesca e transportando mercadorias.

PLANÍCIE DO MEKONG: É estendida pelos países Camboja Laos e Vietnã. Ela também ajuda na agropecuária, pois lá dá para se plantar arroz.

PLANÍCIE INDO-GANGÉTICA: Esta é uma das planícies mais conhecidas; ela abrange dois países: Paquistão e índia. Nesta região, há muitos solos férteis, o que novamente ajuda na agricultura. É cortada pelos rios Indo e

Ganges.:GOLFOS E ESTUARIOS

PLANÍCIE SIBERIANA: É A mais extensa da região e uma das maiores do mundo com seus 7 milhões de quilômetros Quadrados. É atravessada por três rios que ficam congelados parte do ano. E com esse gelo vem problemas, pois quando derretem, causam inundações.

OS GRANDES RIOS E SEUS USOS

NOMES:aYngtze, Ienissei, Huang He, Amur, Lena, Mekong, Volga, Eufrates e Indo...

os rios também são muito importantes pelo fato de serem usados, em várias regiões, como vias naturais de circulação, ao longo das quais as embarcações se deslocam transportando mercadorias e pessoas; e, ainda, por sua utilização na produção de energia hidrelétrica, sem esquecer da importância que têm pela exploração da pesca como fonte de alimentos.

OS GRANDES PORTOS

O porto de Singapura é o maior porto da Ásia e do mundo, em movimentação de contentores. É seguido pelos portos de Xangai e Hong Kong, ambos na China.

CLIMA E VEGETAÇAO

Clima

Há quatro tipos de clima: siberiano, mediterrâneo, desértico e monções. O siberiano estende-se por toda a faixa norte e se caracteriza pelos longos invernos. Na região do litoral predomina o clima mediterrâneo. Já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com