TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caldeira

Tese: Caldeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Tese  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

•Válvulas: Proteger elementos da caldeira que estão submetidos a pressão e vapor. Estas válvulas são calibradas de modo a obedecerem uma determinada seqüência de funcionamento, de tal modo que uma válvula garanta a eliminação da situação de emergência, em caso de falha mecânica ou insuficiência da que operou ou deveria operar em primeiro lugar.

4.As caldeiras necessitam de manutenção

As caldeiras de ALTA pressão requerem água de melhor qualidade para a geração de vapor com o objetivo de preservação dos equipamentos que estão inseridos no sistema de “Utilidades”. Sistema de “Utilidades” é o setor da indústria onde estão: sistema de captação de água, tratamento primário e secundário da água, recuperação e tratamento de condensado, torres de resfriamento, caldeiras, turbo geradores e o sistema de ar comprimido. Atualmente as indústrias já investem adequadamente nos equipamentos para tratamento primário e secundário. Dificilmente uma indústria que possui caldeiras de alta pressão, não tenha sistemas de desmineralização ou ultra filtração para o tratamento final da água de alimentação das caldeiras. As incrustações envolvem os tubos e por serem isolantes térmicas causam superaquecimento devido a falta de refrigeração, levando inicialmente ao surgimento de vazamentos e posteriormente ao aparecimento de trincas e deformações. Porém, só isto não é suficiente para garantir a qualidade do vapor produzido e a vida útil dos equipamentos envolvidos nos processos, além disso, deve ser realizada a manutenção preventiva. São obrigatórias por Lei através da Norma Regulamentadora NR-13, vistorias anuais realizadas por profissional habilitado a fim de detectar falhas e riscos de acidentes graves e explosões.

Universidade Salgado de Oliveira

Caldeiras 12

5.Utilização das caldeiras nas indústrias

As caldeiras são utilizadas em vários tipos de indústrias. Em um frigorífico, por exemplo, o vapor é utilizado em todos os setores importantes. Na sala de abate o vapor das caldeiras é responsável pelo fornecimento de água quente, utilizada nas pias para lavar as mãos, com temperatura de 42°C e nos esterilizadores de facas e serras com temperaturas de 90°C. Outro setor que utiliza muito vapor é a graxaria, onde são processados os subprodutos para a obtenção de farinha de carne e sebo. Na graxaria o vapor é utilizado nos digestores, que são os equipamentos que fazem o cozimento dos subprodutos. A falta de vapor para os digestores aumenta o tempo de processamento o que reflete em maior consumo de energia elétrica, horas extras e perda da qualidade do produto FINAL . As caldeiras são responsáveis também pelo vapor utilizado na lavanderia, refeitório, sala de desossa, secadores de indústrias têxteis, fabricação de medicamentos, cremes e perfumes.

6. Conclusão

As caldeiras são de extrema importância para as indústrias atualmente e para algumas, é indispensável sua existência. O caso das alimentícias que tem como BASE o cozimento e aquecimento dos seus produtos. Além da economia de energia no processo produtivo, há eficiência no produto final de cada empresa em tempo de processamento, inclusive na redução de horas extras dos profissionais do setor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com