TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo comercial ou mercantilismo

Seminário: Capitalismo comercial ou mercantilismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Seminário  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 6

Capitalismo

O capitalismo teve inicio na Europa no século XVI, logo após o fim do Feudalismo, quando houve importantes mudanças na sociedade (novas técnicas agrícolas, urbanização). Constituiu-se com o declínio do Feudalismo e passou a se expandir no mundo ocidental no século XVI.

O sistema capitalista apresentou grande dinamismo ao longo de sua historia, durante a qual evoluiu gradativamente e foi se transformando á medida que os desafios surgiram. Com o tempo sobrepôs-se a outras formas de produção, até se tornar hegemônico, o que ocorreu em sua fase industrial.

Nesta época nascia uma nova Classe Social: a Burguesia, que buscava o lucro através das atividades comerciais e o Proletariado que Vivian de salários pagos em troca de sua força de trabalho.

O capitalismo então se dividiu em três fases:

 Capitalismo Comercial;

 Capitalismo Industrial;

 Capitalismo Financeiro.

Capitalismo Comercial ou Mercantilismo

A primeira etapa do capitalismo estendeu-se do século XVI ao século XVIII, teve inicio com as Grandes Navegações Marítimas Européia, onde a Burguesia Mercante começava a buscar riquezas em outras terras fora da Europa, sobretudo para as Índias. Eles estavam a procura de ouro, pratas, especiarias e matéria prima. Essas navegações eram financiadas por Reis e Nobres que tinha como principal objetivo enriquecimento e acumulo de capital. Foi um período de grandes navegações e descobrimentos, das conquistas territoriais e também da escravização e genocídio de milhões de nativos da America e da África.

O mercantilismo foi importante para o desenvolvimento do capitalismo, pois permitiu, como resultado de um comercio altamente lucrativo, obtido pela exploração das colônias, grande acumulo de capitais nas mãos da burguesia européia. Essa acumulação inicial de capitais foi fundamental para a eclosão da Revolução Industrial, que marcou o inicio de uma nova fase do capitalismo.

Principais características do Capitalismo Comercial:

 Busca de lucros

 Uso da mão de obra assalariada

 Moeda substituindo o sistema de trocas

 Fortalecimento do poder da burguesia

 Desigualdade Social

Capitalismo Industrial

Iniciou-se no século XVIII, com a Revolução industrial.

Com as inovações tecnológicas aliadas as riquezas que vieram das áreas colonizadas, acabaram por promover um acumulo de capital e uma crescente expansão na economia. Então surgiu a necessidade de não mais comercializar a mercadoria e sim fornecer sua própria matéria prima, dominando assim os mercados consumidores e conseqüentemente aumentando seu capital e seus lucros.

A Revolução Industrial modificou o sistema de produção, pois colocou a maquina a vapor para fazer o trabalho que antes era feito pelos artesões. Os donos das fábricas conseguiram, desta forma, aumentar sua margem de lucro, pois a produção acontecia com mais rapidez.

Se por um lado, a industrialização trouxe muitos benefícios como a queda dos preços das mercadorias, por outro lado a população perdeu muito, pois houve muito desemprego, baixo salários, péssimas condições de trabalho, poluição do ar e rios e acidentes nas maquinas, estes foram problemas enfrentados pelos trabalhadores neste período.

O fato das empresas quererem fabricar sua própria matéria-prima, provocou a disputa pelas áreas fornecedoras de matérias-primas, pelos mercados compradores e pelos locais de investimentos seguros, levando as grandes potencias dos séculos XIX E XX (Inglaterra, França, Bélgica, Japão, EUA e tardiamente Itália e Alemanha) a competir pela dominação, política e econômica do mundo (neocolonialismo) e pela partilha dos territórios asiáticos e africanos, de acordo com seus próprios interesses.

Assim, a primeira metade do século XX, marcado por significativos avanços tecnológicos, foi também um período de grande instabilidade econômica e geopolítica.

Capitalismo Financeiro

Teve inicio no século XX, após o termino da Segunda Guerra Mundial, e estende- se até os dias de hoje.

Grandes partes do lucro e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro. A Globalização permitiu as grandes corporações, as chamadas multinacionais, produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos, ou seja, buscavam nos países subdesenvolvidos mão-de-obra barata, mercados consumidores e matérias-primas. Estas empresas, dentro de uma economia de mercado, vendem estes produtos por vários países, mantendo um comercio ativo de grandes proporções. Os sistemas informatizados possibilitam a circulação e transferência de valores em tempo quase real. Apesar das indústrias e do comercio continuarem a lucrar muito dentro deste sistema, podemos dizer que os sistemas bancários e financeiros são aqueles que mais lucram e acumulam capitais dentro deste contexto econômico atual.

Também é importante destacar que grandes corporações da atualidade foram fundadas nessa época como:

 Coca- Cola – Estados Unidos (1886)

 Fiat – Itália (1899)

 IBM – Estados Unidos (1911)

 Mitsubishi - Japão (1880)

 Nestlé – Suíça (1866)

 Siemens – Alemanha (1847)

Mais - Valia

Karl Marx (1818-1883) foi o um dos mais influentes pensadores do século XIX,quem desvendou o mecanismo da exploração capitalista, assim definindo o conceito de MAIS-VALIA. Escreveu um tratado de três volumes sobre todos os economistas existentes, que foi publicado como Teoria da Mais-Valia e, posteriormente, incorporado à obra O Capital, obra mais importante do autor. Mais-valia é o termo usado para designar a disparidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com