TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartografia

Monografias: Cartografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 6

CEDERJ/UERJ – Faculdade de Geografia Polo: Nova Friburgo/RJ

Disciplina: CARTOGRAFIA – AD2 (PARTE 1)

QUESTÃO 1

A Cartografia Temática, de acordo com suas técnicas, metodologias e objetivos, pode ser dividida em três grupos principais:

A) CARTOGRAFIA DE INVENTÁRIO: carateriza-se como um mapa qualitativo, na maioria das vezes, que tem como objetivo principal representar qualitativamente a distribuição de um tema no espaço geográfico. É uma forma representativa mais simples, uma vez que se preocupa apenas em apresentar o posicionamento geográfico dos fenômenos a mapear, através da superposição ou da justaposição, exaustiva ou não, de temas, permitindo ao usuário saber o que existe em uma área geográfica. Para exemplificar a Cartografia de Inventário, podemos citar os mapas geológicos, os mapas de distribuição de vegetação, os mapas de localização de estradas, os mapas pedológicos, os mapas de atividades econômicas das regiões, os mapas geomorfológicos, entre outros. Veja o exemplo:

B) CARTOGRAFIA ANALÍTICA: São mapas que exibem a distribuição de um ou mais elementos de um único fenômeno. Geralmente, é uma cartografia quantitativa, classificando, ordenando e hierarquizando os fenômenos a representar. Pode-se analisar apenas um fenômeno, como por exemplo, o mapa analítico de votação de um candidato ao governo de alguma localidade ou a produção agrícola de trigo no Brasil; vários fenômenos em conjunto, como estabelecer a análise de fenômenos compostos: balança comercial (importação e exportação) do país; ou mesmo vários fenômenos interligados, por exemplo, a produção agrícola e extrativismo mineral do Estado do Rio de Janeiro.

A imagem a seguir ilustra um mapa analítico. Analistas de sistemas da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão desenvolveram uma ferramenta de internet que possibilita aos candidatos de São Luís a visualização dos seus votos diretamente no mapa da cidade.

Três tipos de dados estão disponíveis para consulta: “votação do candidato”, “percentual obtido no local” e “mapa térmico da votação”. Através de um menu interativo, pode-se selecionar a eleição desejada, o cargo escolhido e o candidato.

No primeiro é exibido o número total de votos obtidos pelo candidato naquele local de votação. Ou seja, a soma de todas as seções do lugar. Na segunda opção, denominada de “percentual obtido no local”, o mapa exibe o percentual de votação do candidato escolhido diante da soma dos votos de todos os outros que tiveram votos registrados naquele local.

O terceiro tipo é o “mapa térmico da votação”, que procura mostrar onde a votação de determinado candidato foi “mais quente”. Os servidores destacam que somente serão mostrados locais de votação em que o candidato selecionado tiver obtido votação.

C) CARTOGRAFIA DE SÍNTESE: São as mais complexas, exigindo conhecimentos mais aprofundados, pois representam vários fenômenos integrados, relacionando fatos, acontecimentos, feições através da distribuição espacial. Neste tipo de estudo, o que importa é a análise espacial do inter-relacionamento dos fatores, visando gerar uma informação pré-determinada, que só é possível obter através de um estudo integrado de todos os fatores em conjunto, ou seja, o objetivo tem que ser definido antes, para depois serem definidos que fatores ou elementos que terão que ser relacionados para permitir atingir os objetivos propostos.

As informações geográficas são definidas através do seu relacionamento à uma base cartográfica, pelos seus dados de posição, atributos e variação temporal, conforme são apresentadas nas figuras. Para cada tipo de informação, estabelecem-se camadas que possuem a mesma posição geográfica. Desta forma, é possível efetuar-se o cruzamento destas informações e a sua análise. São exemplos de mapas de síntese os mapas morfoclimáticos que mostram informações sobre clima, vegetação, geologia, relevo e solo; os mapas que unem a densidade populacional e a atividade econômica, mostrando que existe uma maior ou menor quantidade de habitantes conforme o que se faz em determinado local.

O exemplo de mapa abaixo, caracteriza-se como de síntese pois reúne fenômenos que impactam o meio ambiente do Brasil, como a ocupação do solo, as ameaças ambientais e o estado de conservação dos mangues.

QUESTÃO 2

Os mapas temáticos QUALITATIVOS, também conhecidos como mapas NOMINAIS, são aqueles que denotam qualidade, ou seja, cada uma das circunstâncias ou características dos fenômenos (aspectos nominais do fenômeno) são classificadas segundo um determinado padrão. São aqueles que respondem à questão “O quê há em tal lugar?”. Classificam nominalmente, por algum critério, um objeto ou recorte espacial qualquer, privilegiando a distribuição espacial e simbolização dos elementos. Nessa classificação, não se pode determinar quantidades, nem tampouco ordem hierárquica de classes, já que não existe nenhum valor numérico associado à sua representação. Isso fica evidente nos mapas a seguir. O primeiro, mostra a disponibilidade dos recurso minerais do Brasil, de acordo com os Estados.

No segundo exemplo, verificamos o mapa da malha ferroviária brasileira.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com