TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartografia

Resenha: Cartografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Resenha  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  312 Visualizações

Histórico da Cartografia

Introdução

Etimologicamente Cartografia é uma palavra derivada do grego “graphein”, significando escrita ou descrita e do latim “charta”, com o significado de papel, mostra, portanto uma estreita ligação com a apresentação gráfica da informação, através da sua descrição em papel. Foi criada em1839 pelo historiador português Visconde de Santarém, em carta escrita em Paris e dirigida ao historiador brasileiro Adolfo Varnhagen. Antes de o termo ser divulgado e consequentemente consagrado na literatura mundial, usava-se tradicionalmente como referência, o vocábulo Cosmografia, que significa astronomia descritiva.

Histórico

O histórico da Cartografia é tão extenso quanto a própria história da humanidade. Não se sabe quando o primeiro “cartógrafo” elaborou o primeiro mapa. Não há dúvidas, porém, que este seria uma representação bastante bruta em argila, areia ou desenhada em uma rocha.

Na Antiguidade, um dos mapas mais antigos conhecidos, data de aproximadamente 2500 AC, mostrando montanhas, corpos d`água e outras feições geográficas da Mesopotâmia, gravadas em tábuas de argila, como os mapas de Ga-Sur, mostrados na figura 1.7 a e b.

Datam desta época também mapas com a mesma estrutura, do vale do Rio Eufrates e do Rio Nilo, conforme pode ser apreciado nas figuras 1.8 a e b.Fig 1.8 a Mapa em papiro do Rio Eufrates e sua interpretação (b).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com