TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartografia

Tese: Cartografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Tese  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

A) Cartografia de inventário:

O objetivo deste tipo de mapeamento é apresentar o posicionamento geográfico do fenômeno a mapear, podendo assim caracterizar-se mapeamentos pontuais, lineares e planares.

Os processos de representacão serão definidos principalmente pela simbolização ou convenções que serão atribuídas aos elementos, visando principalmente apresentar a sua área de ocorrência, através de símbolos e convenções que venham a expressar a sua característica gráfica.

B) Cartografia Analítica:

É uma cartografia quantitativa, classificando, ordenando e hierarquizando os fenômenos a representar. Pode-se analisar apenas um fenômeno, por exemplo, a produção agrícola de trigo no Brasil, ou vários fenômenos em conjunto, bem como estabelecer a análise de fenômenos compostos: balança comercial (importação e exportação) do país, ou mesmo vários fenômenos interligados.Por ser quantitativa, os métodos de visualização dos fenômenos são definidas pelas escalas ordinal e intervalo ou razão.

C)Cartografia de síntese:

É a mais difícil e complexa, pois exige alto conhecimento técnico e pensamento subjetivo. Representa a correlação, cruzamento, função ou interligação de fenômenos, permitindo a partir de uma análise de inter-relacionamentos, conclusões sobre sua dinâmica, bem como os processos associados, estabelecendo novas informações que tenham por base estes relacionamentos.

Reúne a informação de vários documentos, fundindo-as em uma só, resultado de união, cruzamentos, diferença e outras operações sobre as possíveis ligações entre as informações.

Deve ser observado, que neste tipo de estudo, o que importa é a análise espacial do inter-relacionamento dos fatores, visando gerar uma informação pré-determinada, que só é possível obter através de um estudo integrado de todos os fatores em conjunto, ou seja, o objetivo tem que ser definido antes, para depois serem definidos que fatores ou elementos que terão que ser relacionados para permitir atingir os objetivos propostos.

2) a)Mapas Quantitativos: Os fenômenos quantitativos são representados pela variável visual tamanho e podem ser implantados em localizações pontuais do mapa ou na implantação zonal, por meio de pontos agregados, como também, na implantação linear com variação da espessura da linha. Os mapas de símbolos proporcionais representam melhor os fenômenos quantitativos e constituem-se num dos métodos mais empregados na construção de mapas com implantação pontual. Esses mapas são utilizados para representar dados absolutos tais como população em número de habitantes, produção, renda, em pontos selecionados do mapa. Geralmente utiliza-se o círculo proporcional aos valores que cada unidade apresenta em relação a uma determinada variável, porém podem-se utilizar quadrados ou triângulos. A variação do tamanho do signo depende diretamente da proporção das quantidades que se pretende representar. Geralmente o número de classes com utilização do tamanho, deve atingir no máximo cinco classes.

b) Mapas qualitativos são assim classificados por conter dados diferenciados em função da qualidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com