TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chimamanda Ngozi Adichie_8F

Por:   •  4/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

COLÉGIO NOSSA SENHORA  MEDIANEIRA

CHIMAMAMANDA NGOZI ADICHIE

Professora: Rafaela Pacheco Dalbem

Disciplina de Geografia

[pic 1]

CURITIBA

JUNHO DE 2017

Chimamanda Ngozi Adichie

[pic 2]

                             Fonte: www.blavity.com

País onde nasceu[pic 3]


País onde mora atualmente

[pic 4]

Biografia

Chimamanda Ngozi Adichie é uma escritora africana que nasceu em 1977, na Nigéria. Com 19 anos se mudou para os Estados Unidos e estudou na Filadélfia, na Universidade Drexel e na Universidade de Connecticut. Ela também realizou um mestrado de estudos africanos em Yale. Chimamanda já publicou 6 livros, entre eles Hibisco Roxo, Meio Sol Amarelo e Americanah.

Em sua palestra “O perigo da história única” Chimamanda fala sobre a realidade da África, sobre ela não ser apenas um continente repleto de fome, pobreza, doenças como ebola e AIDS, mas é um local repleto de diversidade entre os países, não somente com a língua mas com as culturas e tradições.

Resumo do livro “Hibisco Roxo”

Hibisco Roxo nos conta a história de Kambili e sua família. Kambili tem quinze anos e mora na Nigéria mas sua vida é muito diferente do que podemos esperar. Seu pai é um grande capitalista – dono de um jornal e uma fábrica de produtos diversos – e garantiu para ela, seu irmão Jaja e sua mãe, uma vida fora dos padrões locais. Eles têm uma casa própria e grande na cidade, uma casa de verão em outra cidade, motoristas, empregados e tudo aquilo que não condiz necessariamente com o que imaginamos na África para “pessoas comuns”. Na verdade, em qualquer lugar do mundo esse estilo de vida destoa um pouco do comum.

O pai de Kambili, como fruto da colonização inglesa, acredita que falar inglês e realizar alguns costumes era coisa de “brancos”. Ele recusa-se a falar a língua local, o igbo, e é um católico fervoroso. Ele exige que sua família siga essas mesmas diretrizes, matriculando os filhos em uma das melhores escolas privadas do país – onde todas as aulas são em inglês- e levando-os à missa semanalmente. Em alguns momentos ele compara negros e brancos dizendo que os nigerianos têm muito a aprender com o modo como os brancos fazem as coisas.

Para Papa, o pai, se as coisas dentro de casa não forem seguidas da forma em que ele quer ele resolve a situação através da agressão física. A mãe raramente passa incólume. Kambili e Jaja já estão acostumados a ouvir ela apanhar do pai sem fazer nenhum som e, de vez em quando, ajudam-na a limpar o sangue que fica nos tapetes brancos depois do ato.

Por serem extremamente protegidos, Kambili e Jaja não sabem muito bem como vivem os nigerianos que não possuem suas condições econômicas. Claro, eles sabem que o país não é muito desenvolvido, mas como isso se reflete no dia a dia do povo é uma incógnita para eles. Isso acaba quando eles vão passar uma semana na casa da tia, que tem a estrutura muito precária. Lá Kambili vai, pela primeira vez na vida, conhecer a Nigéria de verdade e aprender que questionar, duvidar e não gostar não são características de uma pecadora como seu pai lhe diz. Ela amadurece em uma semana o que não conseguiu em 15 anos. O livro trata muito do crescimento dela e de como certas experiências começam a moldar uma mente acostumada a ser dominada por outra. 

Aspectos de referência

 Extremismo religioso – é uma doutrina que é favorável à adoção de medidas extremas para “resolver” os problemas do mundo, para isso eles convertem pessoas para outras religiões, discriminam pessoas de doutrinas que eles consideram absurdas e chegam a matar pessoas.

 O extremismo religioso está presente no livro “hibisco roxo” a partir do pai da protagonista, o Eugene, que é extremamente fanático por sua religião e chega a não falar com o seu pai, um senhor que não abre mão de sua religião e tudo isso graças a esse vício na religião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (103.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com