TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

China

Tese: China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Tese  •  2.481 Palavras (10 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 10

A China é hoje um país que possui dois sistemas econômicos controlados por um único sistema político. Esse sistema é definido como economia “socialista de mercado”. A China é a economia que mais cresceu no mundo, e os seus produtos invadem todos os mercados. Para entender melhor é preciso fazer uma rápida retrospectiva na historia.

Histórico

A China é um país milenar, que foi governado por varias dinastias. No inicio do século XX, governado pela dinastia, o país decrescia. O país estava partilhado por várias potencias estrangeira.

Mas, no começo do século XX, surgiu um movimento nacionalista, não a favor da dinastia Manchu e a dominação estrangeira. Sob a liderança de Sun Yat essa revolução atingiu várias cidades do país, e pôs fim ao império e instaurou a republica, em 1912. Foi organizado o partido nacional chinês, sob a liderança de Sun Yat-sem.

Apesar da proclamação da republica, o poder permaneceu fragmentado, e o país continuou sofrendo com o caos político, econômico e social. Pequim controlava apenas uma parte do país e mantinha laços com as potencias estrangeiras.

Nessa época surgiu uma iniciante industrialização, que com a ajuda de capitais estrangeiros, se aproveitava da mão-de-obra barata e abundante. Com a invasão do Japão e a guerra civil esse processo de industrialização foi interrompido. Na primeira guerra mundial os japoneses com apoio de potencias ocidentais, ocupavam a região nordeste do território chinês.

As forças revolucionárias ganharam forças e, além de receberem influência da revolução Russa, essas ideias juntaram-se agora aos sentimentos nacionalista e anticolonial que fez surgir, o partido comunista chinês, era 1921, tendo como um dos fundadores Mao Tse-tung.

Em 1925, Sun Yat-Sem morreu e o partido nacional chinês passou a ser controlado por Chiang Kai-schek. Depois de uma breve convivência pacifica, em 1927 iniciou uma guerra civil entre comunista e nacionalista. Depois de ocorrer a unificação do país em 1928, Chiang Kai-shet passou a liderar o governo nacional da china com mão de ferro. Em 1934, os japoneses depois da invasão na Manchúria, implantaram Manchwero, um país formalmente independente. Pu Yi era imperador desse reino Manchu. Na verdade ele era apenas um imperador fantoche, quem mandava de fato em Manchukuo eram os japoneses, que se beneficiavam de uma das regiões mais ricas em minérios e combustíveis fosseis de toda a china.

Em 1937, os japoneses declararam guerra total contra a china. Chegaram a ocupar cerca de dois terços do território chinês. As cidades mais importantes estavam sob o controle do Japão. Neste curto período de tempo os comunistas e os nacionalistas se empenharam em derrotar os invasores japoneses. Assim, após a rendição do Japão na segunda guerra mundial, as guerras civis voltaram a se agravar severamente. Em outubro de 1949, depois de 22 anos de guerra, os comunistas do Espírito de Libertação Popular saíram vitoriosos, liberados por Mao Ise-tung, foi proclamado a Republica Popular da China. Surgiu então a China Comunista. Os nacionalistas se refugiaram na ilha de Formosa, e fundaram a República da China Nacionalista, também conhecida como Taiwan.

A china passou a seguir o modelo político-econômico da ex-União Soviética. Politicamente implantou-se um regime político centralizado sob o controle do Partido Comunista Chinês, cujo líder Máximo era o secretário-geral Mao Tse-tung. O estado passou a controlar as fabricas e recursos naturais. No entanto, é bom lembrar que a revolução chinesa foi essencialmente camponesa, visto que na época os operários equivaliam a apenas 0,6% da população. Assim após a revolução a china começou seu processo de industrialização.

A Revolução de 1949

As primeiras décadas do século XX formaram marcas por invasões estrangeiras e conflitos internos. O partido nacionalista (Kuomintang) e o partido comunista Chinês (PCCH) desempenhavam papel central na resistência á dominação externa. Em alguns momentos, nacionalistas e comunistas eram avaliados, em outros, combatiam entre si.

Entre 1934 e 1935, 90 mil comunistas, libertados por Mao Tsé-tung, descolaram-se nove mil quilômetros pelo interior do País para escapar ao cerco do Kuomintang. Esse movimento, conhecido como a grande marcha, deu prestigio e liderança aos comunistas.

Em outubro de 1949 houve a vitória da revolução dirigida pelos comunistas, que proclamaram a republica popular da China.

Mao tornou-se dirigente supremo do País, enquanto os lideres do Kuomintang fugiram para Taiwan.

A China continental foi, então, reorganizada a um modelo comunista, com a coletivização das terras, dos bancos e das companhias estrangeiras, a expropriação da fabricas e o controle estatal da economia. Ao mesmo tempo, estabeleceu-se uma ditadura de partido único, o PCCH, a exemplo da existente na mesma época na União Soviética (URSS).

No período seguinte, a atividade industrial ganhou impulso. Mas a gestão burocrática e autoritária causou enormes danos. Em 1958, o governo lançou o grande salto para frente, para tornar rapidamente a China uma nação desenvolvida. Os camponeses foram obrigados a se juntar em comunas agrícolas, e multiplicaram-se as siderúrgicas improvisadas. O resultado foi uma desorganização econômica, responsável pela morte e fome de milhares de camponeses.

A cúpula do PCCH então afastou Mao da liderança. Ele voltou ao posto depois de lançar, em 1966, a Grande Revolução Cultural Proletária, que3 instigava a população e se revelar contra as autoridades, acusadas de burocratização. Com isso, 20 milhões de estudantes formaram as Guardas Vermelhas, que realizaram perseguições em grandes escalas.

Após a morte do Macau, em 1976, Deng Ziaoping, da ala "reformista do PCCH", tornou-se líder do País e lançou as quatro modernizações (indústria, agricultura, ciência e tecnologia e forças armadas).

Foram criadas zonas econômicas especiais, para abrigar as empresas estrangeiras.

Processo de industrialização

Inicialmente a china seguiu o modelo soviético, e passou a planejar a economia. Em 1957, Mao lançou um plano conhecido como o “Grande Salto à Frente”, que se estendeu até 1961. Em plano visava implantar um parque industrial diversificado e amplo. Para isso, a china priorizou investimento na indústria de base na bélica e em outras de infraestrutura que ajudasse a sustentar o processo de industrialização. Mas, o grande “Grande Salto à Frente” mostrou ser um fracasso.

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com