TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

China

Seminário: China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Seminário  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

China

China, é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais 1,351 bilhões de habitantes, quase um quinto da população da Terra, a sua capital e pequim . É uma república socialista, governada pelo Partido Comunista da China (pcc) Com aproximadamente 9,6 milhões de quilômetros quadrados, a República Popular da China é o terceiro (ou quarto) maior país do mundo em área total, segundo maior em área terrestre.

Economia

A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 9%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 8,28 trilhões ou 51,93 trilhões em 2012 (com crescimento de 7,8%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial, uma das relações internacional é entre China e Estados Unidos, são as relações estabelecidas entre a República Popular da China e os Estados Unidos da América. A maioria dos analistas caracterizam as atuais relações sino-americanas como sendo complexas e multifacetadas. Os Estados Unidos e a República Popular da China normalmente não são nem aliados e nem inimigos; o governo dos Estados Unidos e suas instituições militares não consideram a China como um adversário, mas como um concorrente em algumas áreas e um parceiro em outras.

Populaçao da china

A população ativa da China diminuiu em 2013 pelo segundo ano consecutivo, para 919,54 milhões, menos 2,44 milhões do que em 2012, revela o relatório anual do Gabinete Nacional de Estatísticas do país, agora divulgado.O número diz respeito aos chineses entre os 15 e 59 anos que no final do ano passado constituíam 67,6% dos cerca de 1.360 milhões de habitantes do país, menos 1,6 pontos percentuais do que em 2012. Trata-se de um fenómeno inédito até 2012, mas segundo alertaram na altura os especialistas, deverá repetir-se durante "um considerável período de tempo" A percentagem da população com mais de 60 anos, entretanto, atingiu 14,9%, somando 202,43 milhões, e 9,7% têm mais de 65 anos, indica o relatório.

Controle da natalidade

O controle da natalidade na China é feita a partir da política do filho único, onde um casal só pode ter um filho. Com isso as autoridades visam controlar o número de habitantes da China. Uma questão que chama atenção e o fato das famílias chinesas preferem os filhos homens, já que cabe a eles a obrigação de sustentar os pais na velhice, enquanto as filhas se afastam do núcleo original ao se vincular à família do marido. A preferência pelo sexo masculino é reforçada pela expansão do mercado de trabalho capitalista, que proporciona uma remuneração média mais alta aos homens que às mulheres, em contraste com o nivelamento salarial implantado pelo comunismo, em decadência. Também é comum mulheres fazerem uma seleção do sexo do bebê pelo pré-natal ou ultrassom, abortando no caso de ser uma menina ou abandonando-a logo após o parto. Aspectos positivos: Segundo as autoridades, com a diminuição da população, haverá mais comida, mais riqueza, moradia e uma educação melhor para todos.

Aspectos negativos: Com a preferência dos filhos homens, a diferença entre homens e mulheres é muito grande (cerca de 100 mulheres para 117 homens). Isso pode dificultar o casamento.

Produção industrial

A indústria e a construção representam 48% do PIB chinês. Cerca de 8% de todos os produtos manufaturados do mundo são fabricados na China. A China está na terceira posição dos países que têm maior produção industrial. Entre as grandes indústrias chinesas encontram-se as indústrias de mineração e de beneficiamento de minérios, de ferro e aço, alumínio, carvão mineral, a indústria maquinária, a indústria têxtil, e de vestuário, a indústria petroquímica, a indústria química, incluindo fertilizantes, a indústria alimentícia, a indústria automotiva e de outros meios de transporte, incluindo a ferroviária, a marítima e a aérea, tais como as indústrias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com