TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

China

Seminário: China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Seminário  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

China

A ideia de Brooks e Wohlforth sobre a China vem no contexto da analise deles da venda de armamento pela Rússia para a China. Para eles o motivo pelo qual a China procura por armamentos russos é em parte resposta ao apoio militar dos EUA a Taiwan, mas o desejo da China de aumentar sua posição de barganha com Taiwan não está relacionado com o advento da unipolaridade e nem com o comportamento de segurança dos EUA, uma vez que esse desejo precede essas situações.

Art acredita que não faz sentido desconsiderar os motivos de equilíbrio de poder da China em buscar por armamentos russos e que as justificativas de Brooks e Wohlforth não são válidas. Para ele, se um Estado melhora sua capacidade militar para ser mais capaz de lidar com a capacidade militar de outro Estado e as ameaças que ele representa, isso é “hard balancing” independente de quando começou, o que provocou ou se a intenção é desbancar a potência ou não.

Os esforços de reforma e modernização em sua defesa pela China acelerou após o advento da unipolaridade, após a reforma econômica da China dar resultados, e, particularmente após a crise de Taiwan com os Estados Unidos.

A modernização militar da China é designada tanto para deter Taiwan de declarar independência e de melhorar a performance da China caso ela se ache em guerra com os Estados Unidos sobre Taiwan. Dessa forma, os EUA apresentam aos olhos da China uma ameaça clara a sua segurança.

Mesmo que a China não esteja aumentando seu poder militar por causa dos EUA ela ainda assim estaria balanceando poder com esse país. O aumento do poder relativo de um Estado em relação a outro Estado tem consequências para a balança de poder entre eles, independente das intenções do Estado.

Apesar da devoção da China em aumentar seu poderio militar, faz pouco sentido para ela engajar em uma pressão militar contra os EUA no momento atual. Por hora, China precisa de acesso ao mercados dos EUA e do investimento direto dos EUA caso ela continue seu rápido crescimento econômico. Dessa forma, não vale a pena cortar sua estratégia de crescimento pacifico e prejudicar o crescimento econômico.

UE e Política Europeia de Segurança e Desenvolvimento

Para Art, Brooks e Wohlforth erroneamente ignoram os motivos de equilíbrio de poder na ideia inicial do lançamento da PESD, além de ignorar as consequências do equilíbrio de poder da PESD.

A preocupação com a segurança regional foi o que em parte levou a formação da PESD. Isso ao perceber quão dependente a Europa era dos EUA, que os EUA poderiam não estar dispostos em intervir em uma crise de segurança futura e, também, ao perceber que havia uma grande diferença entre a força militar da UE e dos EUA. Dessa forma, eles queriam que a Europa aumentasse sua capacidade militar para que ela pudesse melhor influenciar os EUA.

É errado argumentar que os europeus não estão equilibrando poder com os Estados Unidos porque eles não tem aumentado dramaticamente seu orçamento de defesa. Ao invés disso, eles estão balanceando por meio de alinhamento externo. Deve-se observar, assim, por um uso mais integrado e coordenado dos recursos atuais e não por um aumento do orçamento militar.

A consequência desse equilíbrio vem do fato de a EU poder agir de forma autônoma em sua própria região

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com