TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidade sustentável

Resenha: Cidade sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Resenha  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

Cidade Sustentável

Planejamento - Uso do Solo

O uso do solo é a forma na qual o espaço está sendo usado e ocupado pelo homem. Sendo assim, nem sempre o mesmo é usado corretamente, a cidade de São Paulo pode ser usada como exemplo, muitos já acham que a mesma não há solução, pois já á danificaram tanto, que simplesmente estão cada vez mais enchendo-a e super lotando, e as soluções para melhorá-la vai ficando cada vez mais longe, isto se resulta pela falta de estudo, pesquisa e efetivação de soluções propostas por profissionais habilitados.

Assim fizemos o planejamento de uma cidade sustentável, com foco no uso do solo, água e todo englobamento dentro dos recursos naturais e o ecossistema. Sendo assim, um dos maiores objetivos é o bloqueios de um possível crescimento desordenado e a deterioração do meio ambiente.

Assim começamos:

Polo central: Os polos centrais da cidade sustentável estão no centro de tudo e de todos, é o local onde se encontra grandes empresas, onde se gera mais empregos e oportunidades de crescimento para a seu respectivo local e para a população. Todos os pólos contam com estrutura médica, sistemas de produção de energia limpa e redes de transporte sustentáveis.

Centro: O centro é composto por hospitais, faculdades, colégios e grandes locais comerciais, shoppings, grandes lojas de rua, academias, residências e etc.

Mini Centro e Bairros: Investir em um pequeno centro, que se localiza próximo as residências, havendo toda infraestrutura com postos de saúdes com pronto atendimento, farmácias, mini-mercados, creches, parques, escolas e etc, faz o local onde se vive ser pratico, colocando a comunidade no mesmo ritmo. O local terá tudo que um grande centro, porém em uma extensão menor, com residências ao seu redor. Com construções configuradas em quadras e prédios, agrupados em uma mistura de atividades sobrepostas, como moradia, comércio, escritórios, lazer e educação. O uso misto torna as ruas cheias de vitalidade e movimentadas em todas as horas do dia. As vantagens são muitas menos custos com transporte (que poderia ser feito a pé ou de bicicleta), menos poluição, estímulo aos pequenos negócios de bairro, além de mais entrosamentos e união entre vizinhos.

Condomínio Industrial: O condomínio industrial, refere-se á um local onde pessoas trabalham, estuda e vive num respectivo local, onde há tudo ao redor.

Escoamento: – Topo de Morro para Rio – Lençóis Freáticos. No projeto tomamos cuidado para que não houvesse construções sobre a região de escoamento e sim área verde para maior preservação.

Redes Protetoras: Como o próprio no já diz tem com finalidades protege a mata ciliar e o topo de morro da expansão da cidade de forma inteligentes e funcional. Com museu, teatros, galerias, estacionamento, centros de esporte e lazer. Construções que permite aos visitantes observar o lado externo, que se integram com mata ciliar.

Centro de tratamento de agua: São centros que acondicionam as águas das chuvas e as veias aquíferas desviadas pelos topos de morros, transportadas e selecionadas pelas matas ciliares e seus dedos verdes.

Sua função é receber, captar e tratar a água, para que ela possa ser reutilizada pela população e pelo meio ambiente.

A água tratada proporcionara uma reutilização, antes tratada apenas como estorvo, pois sem os topos de morros, matas ciliares e dedos verdes tinham apenas uma terrível função, o assoreamento dos rios, a depressão do solo, as enchentes e alagamentos. Entretanto com o trabalho em conjunto do meio ambiente e a ação humano criamos assim uma forma de reaproveitar essa nova água. Alimentando o solo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com