TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação das pedras naturais

Artigo: Classificação das pedras naturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Artigo  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  1.012 Visualizações

Página 1 de 5

1) Classificação das pedras naturais

• Pedra eruptiva – é geralmente duras e compactas, podendo-se considerar homogéneas e isótropas. Granitos, sienitos, pórfiros, basaltos, gabros, etc

• Pedra sedimentar – são estratificadas, +/- regulares segundo os bancos das pedreiras. São anisótropas e variam as propriedades consoante os planos de estratificação. Sílex, grés, gessos, argilas, margas, calcários.

• Pedras metamórficas – transformação dos outros tipos por temperaturas elevadas, grandes pressões ou contacto com o magma. Distinguem-se os xistos, ardósias, ganisses, mármores e quartzitos.

2) Extracção de pedras naturais

1. Principais processos de extracção

i. Extracção a céu aberto – após efectuar as sondagens para saber a profundidade do maciço, dimensões e qualidades, remove-se os terrenos de cobertura (samouco) para um local afastado (moledo). Estabelece-se as frentes de arranque, fazem-se as aberturas de acessos e de extracção, desbaste dos blocos, armazenamento e cargas dos blocos, transporte de resíduos estéreis, tapagem e esgoto.

ii. Extracção subterrânea - consoante a profundidade faz-se com recurso a galerias ou a poços. Recorre-se a pilares naturais para suporte do tecto, iluminação artificial, poços de ventilação, meios mecânicos de elevação e transporte de blocos, drenagem das águas subterrâneas e pluviais.

2. Desmonte de blocos nas pedreiras

i. Processos manuais – aproveitamento das juntas de estratificação para intrudução de cunhas ou alavancas de forma a conseguir desprender os blocos. A sua queda é amortecida por camas de cascalho e a deslocação por rolos de madeira ou de ferro.

ii. Recurso a explosivos – tem como vantagem aumentar rápida e facilmente a exploração da pedreira. É desvantajoso porque impossibilita prever as dimensões dos blocos ou a fendilhação provocada. Por vezes fragmenta demasiado e perde-se material.

iii. Desmonte mecânico – utilização de máquinas e ferramentas de corte, percussão, etc. concilia rapidez e boa qualidade dos blocos.

3. Maquinaria utilizada

i. Serra de fio helicoidal – consiste num cabo sem fim, formado pelo enrolamento em hélice de três arames de aço e guiado por roldanas nas extremidades, chamados de prumos de orientação. É utilizado para extrair blocos e para o desbaste, dando-lhes a sua forma.

ii. Lavra da pedra

1. Lavra manual – é executada com recurso a ferramentas que permitem o aparelhamento e acabamento das peças – cantarias, ombreiras, verga e peitoris.

2. Lavra mecânica – permite uma fácil e enorme gama de trabalho da pedra como serrar, moldurar, polir, etc. recorre a vários tipos de máquinas como:

a. Engenhos de serrar – lâminas oscilantes, de fio helicoidal, disco diamantado.

b. Máquinas de escacilhar

c. Máquinas de fresar e aplainar

d. Máquinas polidoras.

3) Características distintivas das pedras naturais

1. Características físicas

i. Estrutura – refere-se ao sistema formado pelas diáclases e juntas do maciço rochoso. Os tipos de estrutura são laminar, em bancos, colunar, estratificada.

ii. Textura – diz respeito às dimensões, forma e arranjo dos minerais constituintes e à existência ou não de matéria vítrea.

iii. Fractura – aspecto que as superfícies de rotura apresentam. Obtido por percussão da pedra. Permite reconhecer os constituintes da pedra, a forma de agregação e a dificuldade de lavra.

iv. Homogeneidade – característica essencial para utilização da pedra. Uma pedra homogénea não deve paresentar veios, nodos brandos, crostas ou geodes.

v. Dureza – mede a resistência mecânica das pedras a compressões pontuais. Saber a dureza das pedras é essencial para selecionar as ferramentes de corte:

a. Rocha branda – cortam-se com lâmina de aço.

b. Medianamente duras – cortam-se com lâmina de aço e jacto de água e areia.

c. Duras – só se cortam com lâmina de aço, jacto de água e esmeril.

d. Duríssimas – cortam-se com carborundum ou serras diamantadas.

vi. Aderência aos ligantes – tem interesse para pedras sobre forma fragmentada ou para materiais compósitos (inertes para betão ou agregados para pavimento).

vii. Densidade

a. Densidade absoluta – relação entre a massa da petra, a temperatura determinada e a massa de um volume de água.

b. Densidade aparente – relação entre a massa da pedra e a massa de igual volume de agua.

viii. Compacidade

ix. Porosidade – relação entre o volume de vazios e o volume total.

x. Permeabilidade – propriedade que os materiais têm de se deixarem atravessar pela água ou outros fluidos.

xi. Higroscopicidade - faculdade que as pedras têm de absorver e reter água por sucção capilar.

xii. Gelividade – característica que ela apresenta de se fragmentar quando a água dos seus poros solidifica e aumenta de volume. Comum aos calcários e grés.

2. Características Mecâncias

i. Resistência à compressão

ii. Resistência à tracção, flexão, corte

iii. Resistência ao desgaste

3. Características químicas

i. Resistência aos agentes destruidores

ii. Alteração das pedras calcarias

1. Por agentes químicos da atmosfera – poluição das cidades. Principais agentes são o dióxido de carbono e o dióxido de enxofre.

2. Por agentes químicos dos materiais ou do solo – materiais de contacto – nas alvenarias, nas argamassas, metais, etc. – no solo ou na composição dos produtos de limpeza.

3. Por agentes químicos-biológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com