TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificações do relevo

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 6

     AS CLASSIFICAÇÕES DAS FORMAS DO RELEVO BRASILEIRO.

Introdução:

O relevo são as formas da superfície da terra, e pode ser influenciado por agentes internos ou externos. Ou seja, é o conjunto de formas da crosta terrestre, que se manifesta desde o fundo dos oceanos até a superfície da terra.

O relevo brasileiro foi classificado de três formas por geógrafos sendo eles: Aroldo de Azevedo, Aziz N. Ab`Saber e Jurandir L. S. Ross. Para  Aroldo de Azevedo o relevo brasileiro se classifica basicamente no estudo das formas, levando em conta as cotas altimétricas  isto é, a fisionomia, unindo ao tipo de estrutura geológica a qual a região se localiza. Critério geomorfológico.

 Aziz N. Ab`Saber, classifica o relevo brasileiro com o critério geomorfoclimático, ou seja, que explica a formação do relevo pela ação dos climas sobre as rochas.

Para Jurandir L. S. Ross o relevo se classifica através dos critérios, morfoestrural, morfoclimático e morfoescultural. Ou seja pela estrutura geológica, pela ação do clima e por agentes externos.

Desenvolvimento:

Aroldo de Azevedo criou a primeira classificação do relevo brasileiro em 1949. Ele utilizou o critério geomorfológico pra classificar o relevo. Estabeleceu um limite de 200 metros para determinar o que seria planalto em relação ao que seria uma planície. Considerando as cotas altimétricas, definida por ele, ele conceituou que:

● Os planaltos são terrenos levemente acidentados, com mais de 200 metros de altitude.

● As planícies são superfícies planas com altitudes inferiores a 200 metros.

Devido a esses critérios ficou comum a denominação como planaltos cristalinos, formados por rochas magmáticas ou metamórficas, e planaltos  sedimentares, formados por rochas sedimentares.

Dessa forma criou o seguinte mapa para descrever o relevo brasileiro: [pic 1]

A classificação criada por Aroldo Azevedo, é a mais antiga e está bastante desatualizada, mas continua sendo utilizada pelos seguintes motivos: A preocupação com o tratamento coerente as unidades de relevo, dando mais atenção a terminologia geomorfológica; A identificação de áreas individualizadas e a simplicidade e originalidade da seu trabalho.

A classificação segundo Aziz N. Ab`Saber é baseada apenas na ação de agentes internos e externos, que atuam sobre os elementos da natureza, como: clima, solo, hidrografia, vegetação e etc. Principalmente a ação do clima sobre as rochas e tectonismo como um agente interno. Segundo essa classificação o relevo brasileiro resulta principalmente da ação das forças internas da terra e da sucessão de ciclos climáticos.

Aziz observou a evolução do clima para realizar a classificação do relevo brasileiro, para isso envolveu também o estudo dos paleoclimas.

Classificou da seguinte maneira:

● Planaltos é a superfície aplainada, onde o processo erosivo estaria predominando sobre e sedimentar.

● Planície é o contrario dos planaltos, ou seja, onde processo sedimentar predomina sobre o erosivo, independente das cotas altimétricas.

Nessa divisão o relevo brasileiro passou a ser dividido em 10 unidades, sendo 7 planaltos e 3 planícies, ou seja 75% planaltos e 25% planícies. Como demonstra o mapa a seguir desenvolvido por Aziz:

[pic 2]

As principais diferenças ocorridas nas unidades dos planaltos em relação a classificação anterior feita por Aroldo de Azevedo, são:

- Houve uma redistribuição das áreas territorial do planalto central, parte deles foram sedidos para compor as novas áreas de relevo, como: Planalto do Maranhão Piauí; Planaltos leste e sudeste.

- Renomenclatura e redistribuição do planalto Atlântico que foi dividido em duas novas unidades: Planalto Nordestino e Planalto Leste e Sudeste.

- Nessa classificação  o Planalto- Uruguaio- Sul- Rio- Grandense é uma planalto pois perde sedimentos, na classificação anterior de Aroldo era a planície do Pampa pois está abaixo de 200 metros.

E as principais mudanças ocorridas nas unidades das planícies são:

- A planície costeira  que passa a se chamar planícies e terras baixas costeiras.

- E a planície amazônica que passa a se chamar planícies e terras baixas amazônicas

- A planície dos pampas deixa de existir e se torna o planalto Uruguaio- Sul- Rio- Grandense.

O termo planícies se refere as várzeas dos rios, onde a sedimentação é intensa, e as terras baixas aos baixos planaltos ou platôs de estrutura geológica sedimentar.

Jurandir L. S. Ross classificou os relevos brasileiros associando informações sobre o processo de erosão e sedimentação dominantes (critérios geomorfoclimáticos), informações da base geológico-estrutural do terreno com o nível altimétrico (critério geomorfológico). Segundo os seguintes critérios:

- Critério morfoestrutural: estrutura geológica, segundo as características morfoestruturais ele classificou o relevo em três níveis: considera a altimetria da superfície, considera a estruturação das macro-unidades: base geológica e classifica em planalto, planície ou depressão.

- Critério morfoclimático: ação do clima, considera o processo de inteperísticos.

- Critério morfoescultural: agentes externos, considera o processo de erosão.

A classificação do relevo brasileiro feita por Jurandir Ross, nas décadas de 80 e 90, foi feita com base em imagens de radar. Ele propôs a criação de uma terceira macro-unidade além dos planaltos e planícies, as depressões, e as unidades de relevo foram para quase 30 unidades.

Os planaltos são superfícies acima dos 300 metros de altitude que sofrem desgaste erosivo. Contem formas de relevo irregulares como morros serras e chapadas.

Planícies, uma superfície plana com altitude inferior a 100 metros, formada pelo acumulo de sedimentos de origem marinha, fluvial e lacustre.

Depressões: superfícies entre 100 e 500 metros de altitudes sendo mais planas que os planaltos  e mais rebaixadas que as áreas ao entorno, e sofre desgaste erosivo e apresentar elevações residuais como inselbergs e planaltos residuais.

Jurandir Ross apresenta o seguinte mapa para demonstrar sua classificação:

[pic 3]

As mudanças ocorridas foram:

● Planaltos: são formas de relevo elevadas com altitudes superiores a 300 metros, marcadas por escapas onde o processo de desgaste é superior ao acúmulo de sedimentos. Pode ser encontrado em qualquer estrutura geológica. Nas bacias sedimentares eles se classificam pela formação de escarpas nas regiões de fronteiras com as depressões.  Quanto a estrutura geológica, podemos considerar alguns tipos gerais de planaltos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (199.1 Kb)   docx (119 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com