TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevo E Solo

Ensaios: Relevo E Solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Neste trabalho irão constar informações sobre Relevo e solo: tipos de erosão, formas de relevo, classificação do solo, técnicas para melhorá-lo e formas para cultivá-lo.

RELEVO

Relevo é uma irregularidade que se destaca em uma superfície. Por exemplo, o relevo de uma moeda.

Em Geografia, o significado de relevo se refere ao conjunto de formas que sobressaem na crosta terrestre, concebidas sob ação de forças internas e externas denominadas agentes de relevo. Suas formas é resultado de forças internas e externas sobre a superfície.

Os agentes internos (endógenos) são os vulcões, os movimentos tectônicos e os abalos sísmicos que agem de dentro para fora da Terra. Os agentes externos (exógenos) são as chuvas, os mares, os rios, as geleiras, os animais e as ações do homem que modificam a superfície terrestre.

Geomorfologia é a ciência que estuda as formas de relevo,os processos que lhe dão origem e a sua transformação ao longo do tempo.

As formas fundamentais de relevo são:

 Cadeia de montanhas

 Planaltos

 Planícies

 Depressão

Erosão

A erosão é um processo de deslocamento de terra ou de rochas de uma superfície. A erosão pode ocorrer por ação de fenômenos da natureza ou do ser humano.

Causas naturais

No que se refere às ações da natureza, podemos citar as chuvas como principal causadora da erosão. Ao atingir o solo, em grande quantidade, provoca deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do terreno. Desta forma, provoca o deslocamento de terra. O vento e a mudança de temperatura também são causadores importantes da erosão.

Quando um vulcão entra em erupção quase sempre ocorre um processo de erosão, pois a quantidade de terra e rochas deslocadas é grande.

A mudança na composição química do solo também pode provocar a erosão.

Causas humanas

O ser humano pode ser um importante agente provocador das erosões. Ao retirar a cobertura vegetal de um solo, este perde sua consistência, pois a água, que antes era absorvida pelas raízes das árvores e plantas, passa a infiltrar no solo. Esta infiltração pode causar a instabilidade do solo e a erosão.. Ao retirar uma grande quantidade de terra de uma jazida de minério, os solos próximos podem perder sua estrutura de sustentação.

Tipos de erosão:

 Erosão pluvial

 Erosão fluvial

 Erosão Eólica

 Erosão glaciária

 Erosão Marinha

Erosão pluvial:

Ocorre devido a força das aguas das chuvas.

Erosão fluvial:

È causada pelas águas dos rios que provoca desgaste nas encostas dos rios e removem porções do solo das margens dos rios ,provocando desmoronamento de barrancos. Por isso rio pode mudar de forma.

Erosão eólica:

É um tipo de erosão pelo vento com a retirada superficial de fragmentos mais finos.

A diminuição da velocidade do vento ou deflação ocorre frequentemente em regiões de campos de dunas com a retirada preferencial de material superficial mais fino , permanecendo, muitas vezes, uma camada de pedregulhos e seixos adaptando a superfície erodida.

Erosão glaciária:

Ocorre quando, em épocas de temperatura muito fria, a água que no verão penetrou entre as rochas se congela, quebrando-as, devido ao aumento do volume.

Erosão marinha ou abrasão marinha:

A erosão provocada pela ação das águas do mar. Elas atuam sobre os materiais do litoral (linha de costa) desgastando-os através da sua ação química e da sua ação mecânica. O aspecto da linha de costa é variável de acordo com a natureza dos materiais rochosos que a constituem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com