TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Climatologia

Dissertações: Climatologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 7

Curso: Licenciatura em Geografia

Disciplina: Climatologia

Avaliação à Distância - AD1

1ª PARTE: ( 1 ponto cada)

Q1 - Confirmada pelos cientistas e já sentida pela população mundial, a mudança climática global é hoje o principal desafio socioambiental a ser enfrentado pela humanidade. Assim sendo, responda:

a) O que você entende sobre mudança climática?

Resposta: Mudança climática são alterações que ocorrem no clima geral do planeta Terra e são provocadas por fenômenos naturais ou por ação do Homem. No caso do Homem, as mudanças climáticas vem ocorrendo através do aumento da poluição, causada principalmente pela ampla utilização de combustíveis fósseis (petróleo e carvão) e também pela má utilização do solo (queimadas e pecuária).

Q2 - Da mesma forma que é importante se conhecer as diferenças entre Meteorologia e Climatologia, pois muitas confusões conceituais são derivadas do erro recorrente de pensar que a Meteorologia seja a mesma coisa que a Climatologia. Pergunta-se:

a) – Qual a diferença entre o tempo meteorológico e o clima?

Resposta: O tempo refere-se ao estado momentâneo que ocorre em um determinado local a partir do ar atmosférico que pode ocorrer de maneira lenta ou rápida. Em diferença, o clima refere-se ao conjunto de condições atmosféricas que ocorrem em determinados locais de forma marcante. Dessa forma, pode-se simplificar dizendo que o clima é a junção dos tipos de tempo que ocorrem em uma determinada região, tornando-se uma característica dela.

Q3- Confirmada pelos cientistas e já sentida pela população mundial, a mudança climática global é hoje o principal desafio socioambiental a ser enfrentado pela humanidade. Mudança climática é o nome que se dá ao conjunto de alterações nas condições do clima da Terra pelo acúmulo de seis tipos de gases na atmosfera – sendo os principais o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) – emitidos em quantidade excessiva através da queima de combustíveis (petróleo e carvão) e do uso inadequado do solo.

SANTILLI, M. Mudança climática global. Almanaque Brasil Socioambiental 2008. São Paulo, 2007 (adaptado).

Suponha que, ao invés de superaquecimento, o planeta sofresse uma queda de temperatura, resfriando-se como numa era glacial, nesse caso:

Resposta: Entendo que os gases formadores do efeito estufa, entre eles, o dióxido de carbono, o metano e o vapor de água, estariam diminuindo, não retendo o calor irradiado pelo Sol e que é refletido pela Terra, deixando esse calor se dissipar no espaço, deixando o planeta mais frio.

Q4 - Umidade é vapor d’água existente na atmosfera e que está em suspensão na atmosfera. Este vapor de água vem da evaporação de lagos, rios, mares e etc. Umidade relativa é o termo utilizado para descrever o conteúdo de vapor de água na atmosfera. É definida pela razão entre o conteúdo real de umidade de uma parcela de ar e a quantidade de umidade que a mesma parcela de ar pode armazenar na mesma condição de temperatura e pressão. O gráfico abaixo representa a relação entre a umidade relativa do ar e a sua temperatura ao longo de um dia em um determinado local.

Considerando-se as informações inseridas no texto e no gráfico, conclui-se que:

Resposta: Que o calor age diretamente sobre a umidade do ar, nota-se que quando a temperatura é maior, a umidade diminui, sofrendo diretamente a influência da luz solar, a umidade do ar começa a diminuir com o raiar do dia, continuando a diminuir até o crepúsculo, começando a aumentar gradativamente, pode-se notar que a umidade do ar está de alguma forma relacionada com a temperatura, esse fato é notado por ser a temperatura da manhã bem mais amena do que durante resto do dia.

Q5 - A Atmosfera é:

Resposta: A atmosfera é um envoltório gasoso que recobre a Terra, compreendendo várias camadas com características próprias (troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera, exosfera) e zonas de transição entre elas (tropopausa, estratopausa, mesopausa). Numa definição mais técnica, pode-se dizer que a atmosfera é uma mistura de gases estáveis e altamente compressíveis. Os principais gases atmosféricos são: o N2 ou Azoto (que responde por 78% de toda a massa atmosférica), o O2 (abrange cerca de 20%) e o CO2 (cerca de 1%). Cerca de 80% da massa atmosférica se encontra na troposfera, que é a camada em contato com a superfície do planeta. As outras camadas são: a estratosfera, onde está a maior concentração de O3 (ozonosfera); a mesosfera, onde predomina o oxigênio molecular, e a ionosfera, marcada pela presença de íons (e+ + e-).

2ª PARTE: (0,5 ponto cada)

Em cada questão, marque apenas a alternativa correta.

1 – Da mesma forma com o que ocorre com os conceitos de tempo e clima que, são tratados como sinônimos na linguagem coloquial. As mudanças do clima e o aquecimento global embora inter-relacionados são tratados como sendo o mesmo fenômeno. Diante do exposto, assinale qual dentre as afirmativas está correta?

Resposta: Letra C

a) Pensar que qualquer evento atípico ou extremo é resultado da mudança do clima;

b) A questão do aquecimento da Terra está diretamente relacionada à quantidade de energia que entra (via radiação solar) e sai (via calor) da Terra;

c) Que as emissões de aerossóis são os principais responsáveis pelo aumento observado nas temperaturas das diversas regiões do planeta;

d) Nenhuma das respostas é verdadeira;

2 - A camada de ozônio, presente na atmosfera terrestre, é essencial ao controle da temperatura e ao bom funcionamento da vida na Terra, porque previne a ocorrência de chuvas ácidas.

Resposta: Letra C

a) As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira;

b) As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira;

c) A primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com