TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas à Climatologia

Ensaio: Respostas à Climatologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Ensaio  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

Climatologia

1- Qual a diferença entre o tempo e o clima?

O clima e o tempo e como sinônimas, porem tais empregos ocorrem de forma incorreta, pois cada palavra representa um significado distinto, ou seja, são diferentes, por exemplo:

O tempo refere-se ao estado momentâneo que ocorre em um determinado local a partir do ar atmosférico que pode ocorre de maneira lenta ou rápida, ele pode mudar de uma hora para outra graça ás massas de ar que se deslocam e flutuam pela troposfera, influenciando o tempo e consequentemente o clima de diversos locais do planeta.

O clima refere-se ao conjunto de condições atmosféricas que ocorrem em determinados locais de forma marcante, e as condições do tempo e as características do clima seguem em influenciar e todas as rotinas humanas.

2- Explique cada uma das camadas atmosféricas da terra.

Troposfera: é a camada mais próxima da crosta terrestre. Nela, encontra-se o ar usado na respiração de plantas e animais. Ela é composta, basicamente, pelos mesmos elementos encontrados em toda a atmosfera, Nitrogênio, Oxigênio e Gás Carbônico. Quase todo o vapor encontrado na atmosfera situa-se na troposfera, que ocupa 75% da massa atmosférica. Chega a atingir cerca 17 km nas regiões trópicas e pouco mais que 7 km nas regiões polares.

Estratosfera: é a segunda camada mais próxima da Terra. Nela, encontra-se o gás ozônio, responsável pela barreira de proteção dos raios ultravioleta, mais conhecida como Camada de Ozônio. Podendo chegar a até 50 km de altura, a estratosfera é caracterizada por apresentar pouco fluxo de ar e por ser muito estável. Como possui uma pequena quantidade de oxigênio, a estratosfera não é propícia para a presença do homem. Contudo, no dia 14 de Outubro de 2012, o austríaco Felix Baumgartner saltou de uma altura de 39 km, impressionando o mundo todo (porém, para isso, ele precisou de uma roupa especial que garantisse a sua respiração).

Mesosfera: com alturas de até 80 km, a mesosfera é caracterizada por ser muito fria, com temperaturas que oscilam em torno dos -100ºC. Sua temperatura, no entanto, não é uniforme em toda sua extensão, uma vez que a parte de contato com a estratosfera é um pouco mais quente, ponto da troca de calor entre as duas.

Termosfera: é a camada atmosférica mais extensa, podendo alcançar os 500 km de altura. O ar é escasso e, por isso, absorve facilmente a radiação solar, atingindo temperaturas próximas a 1000ºC e se tornando, assim, a camada mais quente da atmosfera.

Exosfera: é a camada mais longe da Terra, alcançando os 800 km de altura. É composta basicamente por gás hélio e hidrogênio. Nessa camada não existe gravidade e as partículas se desprendem da terra com facilidade. Nela encontram-se os satélites de dados e os telescópios espaciais.

Referência

Fonte: Pesquisa Mudanças Climáticas na Imprensa Brasileira. ANDI e Embaixada Britânica. http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/657

Climatologia – Prof.ª Ms. Danúbia Caporusso Bargos, Prof. Luiz Ricardo Meneghelli Fernandes.

Livro “Para entender”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com