TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Climatologia E Meteorologia

Trabalho Universitário: Climatologia E Meteorologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 3

O clima influencia na vida das pessoas de forma diferente. Para a maioria das pessoas, o clima é apenas uma condição normal natural, à qual estão bem adaptadas, em suas casas, serviços, automóveis.

Há um setor da sociedade que é bastante sensível ao clima. Como os agricultores, pecuaristas, empresas de energia. Essas pessoas precisam da informação climática para planejarem suas ações.

Hoje em dia, o estudo climático se faz ainda mais importante quando se reporta ao aquecimento global. A maioria dos climatologistas concorda que este fenômeno está acontecendo, embora um cenário futuro esteja longe de ser unânime.

São vários os fatores que influenciam o clima no planeta. A proximidade ou não do mar é um. Locais próximos ao mar tendem a ter amplitude térmica menor do que regiões distantes de grandes corpos d’água. Isso ocorre porque o calor específico da água é cinco vezes maior do que o do solo e, assim demora mais pra, a água demora mais para mudar de temperatura.

Outro fator que influencia o clima no planeta são as correntes oceânicas. Estas têm efeito sobre o clima. Por exemplo, a corrente do Golfo que leva água quente para a região do Atlântico Norte, e deixa o inverno da Inglaterra menos rigoroso.

A topografia também influencia no clima de uma região, por conta do escoamento do ar. As massas de ar também é um fator importante no clima. Elas têm características da região de origem, e levam essas características para o local onde se deslocam. As massas de ar podem ser quente e úmida, quente e seca, fria e úmida, fria e seca. Há ainda as variações de temperatura associadas com a translação da Terra. Como a distância da Terra ao Sol não é a mesma o tempo todo, há uma diferença de energia recebida durante o ano.

Há ainda o ciclo anual de temperatura, também relacionado com a translação da Terra. As regiões que recebem mais energia do sol estão no verão, e as que recebem menos, estão no inverno.

Assim, cada região do planeta possui características particulares, conforme os componentes climáticos, edáficos, biológicos e topográficos. Cada região dessas é única, e possui características que podem e devem ser aproveitadas.

Alguns aspectos climáticos podem fornecer importantes fontes de recursos energéticos renováveis. Energia renovável é aquela proveniente de recursos naturais. Assim, o vento é um recurso natural que influencia no clima e pode ser fonte de energia eólica, através da energia cinética gerada pelas correntes atmosféricas.

Inúmeras fontes de energia renovável são conhecidas atualmente. Por exemplo, a energia eólica dita anteriormente, a energia solar, a energia das ondas marítimas. Estas são alternativas viáveis para substituir as atuais fontes poluentes, principalmente as de queima de combustíveis fósseis. É importante reconhecer a vocação de cada região e aproveitar os recursos naturais de cada localidade para mitigar os impactos antropogênicos no meio ambiente e, assim, reverter o avançado grau de degradação e poluição em que o planeta se encontra.

A energia solar é outra fonte de energia renovável. A energia solar é a energia obtida pela luz do sol. A energia solar pode ser convertida em energia térmica ou energia elétrica, dependendo da forma de sua captação.

A energia maremotriz é outra forma de energia renovável. As marés

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com