TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender coordenadas geográficas

Tese: Compreender coordenadas geográficas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Tese  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Coordenadas

1 Temas: oficinas de cartografia – coordenadas

2 Objetivos: Compreender a respeito das coordenadas geográficas

• Analisar o sistema dos fusos horários.

• Observar as diferenças entre o hemisfério leste (oriental ou nascente) e Oeste (ocidental ou poente).

• Levar os alunos a entender porque existe estas diferenças.

3 Recursos: sulfites, bolinhas de isopor, lápis de cores, canetinhas, pinceis, relógios.

4 Descrição das atividades:

1 passo: Levar os alunos a entender o que é “coordenadas geográficas são linhas imaginárias para localizar qualquer ponto a superfície terrestre. São medidas em graus, minutos, segundos e fração de segundos” (Domingos, Pires, 2009, p. 17).

2 Passo: Explicar como são dividas as coordenadas geografias como: Planos do Equador, meridiano de GreenWich, paralelo, meridianos, latitude, longitude.

3 Passo: Desenvolver em sala de aula com os alunos atividades para compreender a respeito do meridiano de Greenwick, sendo “Greenwich tornou-se em 1884, o meridiano de referencia para padronizar o sistema de fusos horários.

4 Passo: trabalhar com mapas para verificar os fusos horários das outras regiões dentro do país;

5 Passo: Observar as diferenças que tem em outros países, fazer com uma bolinha de isopor demonstrando os traços meridianos que há no mundo.

5 Metodologia: Contribui p ara compreender as horas; apreenderá porque é diferente as horas de uma região , para outra; porque ocorre esta diferença de fuso horário de desenvolver no aluno a curiosidade em analisar porque isto ocorre no mundo, melhorando sua aprendizagem dentro da geografia, observando outras coordenadas geográficas.

6 Registro dos Resultados: será recolhido os trabalhos, as maquetes com bolinhas de isopor, desenhos, respostas do fusos horários.

7 Avaliação: Os alunos serão avaliados todos os dias em sala de aula, através das realizações das atividades desenvolvidas. Também por debate e dialogo em sala de aula para trocas de conhecimentos, união em sala para trocas de conhecimentos, a união sala para trocas de conhecimentos, a união em sala e o trabalho em grupo demonstrando a importância de trabalhar juntos para apreender com os amigos e na entrega dos trabalhos nas datas estabelecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com