TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comsumo De Energia Resumido

Monografias: Comsumo De Energia Resumido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

O consumo de energia no Brasil

O Brasil possui um potencial energético privilegiado se comparado a outros países. O aproveitamento hidroelétrico e de obtenção de energia usando a biomassa como fonte primaria são grandes, e a produção de petróleo e gás natural vem aumentando gradualmente. A partir de 1980 tem ávido uma tendência a redução de dependência externa de energia no Brasil, apesar do crescimento do consumo, principalmente de 1995 em diante.

Para Atingirmos a auto-suficiência energética são necessários investimentos na produção, transporte e distribuição, alem de modernização dos sistemas de transporte urbano, de cargas e da produção industrial, visando a diminuição de consumo nesses setores.

Petróleo e Gás Natural

Em 1938 foi perfurado primeiro pólo de petróleo em território nacional. Aconteceu em Salvador em um bairro chamado Lobato. Depois disso foi criado o conselho Nacional de petróleo (CNP) para controlar o setor petrolífero.

Getulio Vargas criou a Petrobras e instituiu o monopólio estatal, no Brasil

Com a crise de 1973 houve a necessidade de aumentar a produção interna para diminuir a quantidade de petróleo importado.

Carvão Mineral

O carvão encontrado em território brasileiro acha-se em uma fase menos avançada de transformação geológica, não servindo para o uso na siderurgia, por exemplo. Por isso é necessário importar o carvão betuminoso (hulha) consumido nas siderúrgicas brasileiras, pois dele é possível obter, por intermédio da destilação, o coque siderúrgico (resíduo sólido resistente à compressão), cuja queima aquece os altos-fornos em que ocorre a depuração, ou redução, do minério de ferro, dando continuidade ao processo de produção de aço.

Até 1990, as companhias siderúrgicas eram legalmente obrigadas a utilizar uma mistura de 50% de carvão nacional com 50% de carvão importado. Com a revogação dessa lei, as empresas passaram a consumir somente o carvão importado, cuja qualidade é muito superior, e a produção nacional de carvão metalúrgico foi bastante reduzida, caindo de 1,2 milhões de toneladas, em 1988, para 0,09 milhões em 2002.

Embora existam jazidas de carvão mineral em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mara¬nhão, Pará, Amazonas e Acre, elas são muito pe¬quenas e pouco espessas. Apenas em Santa Cata¬rina, Rio Grande do Sul e Paraná as camadas de carvão apresentam viabilidade econômica para ex¬ploração. No Rio Grande do Sul encontra-se a ja¬zida de Candiota, a maior do país, porém seu car¬vão é de baixa qualidade, por isso, não compensa beneficiá-lo e transportá-lo a longas distâncias ¬é utilizado somente em usinas termelétricas locais, como a de Canoas e a de Candiota, e seu consumo se restringe às cercanias das áreas de extração, no próprio estado.

No Brasil, o consumo de carvão mineral re¬presenta apenas 0,5% do mundial. Em 2002, cerca de 62% do carvão consumido no país era impor¬tado e utilizado em empresas siderúrgicas, 33% em usinas termelétricas localizadas próximas às ja¬zidas e os 5% restantes em indústrias de celulose, de cerâmica, de cimento e carboquímicas.

Energia Elétrica

A produção de energia e regulação estatal.

Em2008 o Brasil contava com 1768 usinas para produção de energia elétrica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com