TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequencias Da Industrialização Da Região Norte

Trabalho Escolar: Consequencias Da Industrialização Da Região Norte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  1.713 Visualizações

- aumento da população

- crescimento da população urbana

- êxodo rural

- surgimento de novos personagens sociais: burguesia industrial e proletariado

- modernização das cidades e da produção artistica e intelectual

- crescimento do mercado consumidor

O desemprego concentrou-se nas maiores cidades, o que proporcionava ao empresário capitalista burguês um grande contingente de mão-de-obra que poderia ser explorado por um preço irrisório. A conseqüência disso foi o avançao do capitalismo, no qual existe uma intensificação generalizada da exploração humana por parte dos emergentes detentores dos novos meios de produção - fato que, por sua vez, gerará inúmeras reações violentas em todo continente europeu por parte dos trabalhadores explorados e desempregados miseráveis. Outra conseqüência foi o isolamento do ser humano, como um fator psicológico a ser estudado.

A Região Norte ainda é a menos industrializada do Brasil. Todavia, na década de 1980 foram traçadas políticas de desenvolvimento regional, com o objetivo de incrementar o setor industrial e, assim, reduzir as desigualdades em relação ao resto do país, em especial a região Sudeste.

As principais indústrias presentes na Região Norte são: cimento (Pará); couros e peles (Amazonas e Pará); refinação de petróleo (Refinaria de Manaus); carnes, doces e sucos de frutas; siderurgia (Siderúrgica da Amazônia, em Manaus); e produção de alumínio e alumina (em Barcarena, no Pará)

A região é muito carente de energia o que impede a expansão do parque industrial..

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com