TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conservação e uso racional da água

Por:   •  13/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 5

 

UNICID - UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

Fernanda de Andrade Ribeiro Lima

Educação Ambiental

Conservação e uso racional da água

  1. Tema

Este trabalho vem debater as temáticas pertinentes ao tema Conservação e uso racional da água, e se tem como perspectiva o levantar de uma reflexão sobre nossa consciência crítica e humana sobre os gastos exorbitantes e desnecessários referentes ao uso da agua. A agua potável é um bem essencial para a vida na Terra, esta é somente encontrada na natureza, onde nenhum homem tem domínio sobre a mesma, ou seja, é um bem de todos. Apesar de sua abundancia esta se apresenta de forma finita e muito má distribuída. No planeta Terra, 97,5% da água é salgada, a água doce corresponde somente aos 2,5% restantes, porém 68,9% da água doce estão congeladas em calotas polares do Ártico, Antártica e nas regiões montanhosas. A água subterrânea compreende 29,9% do volume total de água doce do planeta, somente 0,266% da água doce representa toda a água dos lagos, rios e reservatórios (significa 0,007% do total de água doce e salgada existente no planeta). A cada dia, observa-se o aumento da população e por consequência, tem-se um grande aumento do uso e da utilização da agua como mecanismo de manutenção da vida. Infelizmente, diante desse grande aumento da população, observa-se também o aumento do uso não racional e sustentável da agua. Diante dessa preocupação algumas pessoas, com um maior espírito de humanidade, estão manifestando sua consciência ambiental e levando outras pessoas, grandes empresas e até mesmo órgão públicos a promover ações de conservação e uso racional da água.  Sua utilização de forma racional aperfeiçoa a demanda, buscando uma menor utilização desse bem dentro do desenvolvimento de qualquer atividade e também do consumo, sem comprometer a qualidade de ambos.

  1. Problematização/ Situação-problema

Qual a importância da conservação e da utilização racional da água?


Justificativa

Numa abordagem crítica ligada à ética e ao bom senso, tem-se como objetivo expor exemplos, analisar teorias e discutir impasses pertinentes ao tema do trabalho. De uma forma geral, o atual estudo tem sua relevância ligada a pluralidade de situações verídicas que fazem parte da realidade vivida em nossa sociedade. Todos precisam ter ciência da importância da conservação e do uso racional da água. Tal entendimento hoje se torna prioridade. Com isso a presente pesquisa visa tratar e discutir sobre esse assunto de grande importância, contribuindo assim para o nosso meio social.

  1. Objetivos

4.1 Objetivo Geral

O objetivo desse trabalho é discutir e refletir sobre as diferentes perspectivas dos grandes pesquisadores sobre a conservação e o uso racional da água. Trazendo assim, um maior conhecimento para todos.

4.2 Objetivos Específicos

- Debater sobre as principais formas de racionalização e conservação da água;

- Discutir sobre a importância a agua para o mundo;

- Refletir sobre a importância do despertar ambiental da sociedade sobre a água;

  1. Hipóteses

Anexado aos objetivos citados, a hipótese de trabalho é a seguinte: tendo em vista a atual crise hídrica que vivenciamos no Brasil, muitas pessoas ainda se manifestam de forma negativa sobre a conservação e o uso racional da água. É de grande importância que todos os membros da sociedade, reflitam e abracem essa causa. Somente assim, a sociedade terá uma herança a ser deixada para as futuras gerações.

  1. Fundamentação Teórica

O presente projeto pretende apresentar a fundamentação teórica e os principais conceitos que direcionaram a pesquisa. Entre elas, pode-se destacar a conservação e o uso racional da água e também questões relacionadas ao tema dentro da Educação Ambiental.

  1. Metodologia da Pesquisa

A metodologia aplicada a essa pesquisa é consequência direta do referencial teórico e deste derivam os materiais e métodos que serão utilizados e discutidos. Essa metodologia consiste basicamente em uma analise profunda de todo material teórico.

A realização da coleta de dados ocorre ao longo do segundo semestre do ano de 2015, em visitas a bibliotecas públicas e particulares, contando ainda com a aquisição de livros. A pesquisa ainda se apoiará subsidiariamente em artigos de jornais, revistas e material disponível na Internet, entre outros.

  1. Cronograma

ATIVIDADES

AGOST

SET

OUT

NOV

DEZ

Escolha do tema

x

Pesquisa bibliográfica preliminar

x

x

Leituras e elaboração de resumos

x

x

Entrega do projeto de pesquisa

x

Revisão bibliográfica complementar

x

Redação do Artigo

x

Pesquisa bibliográfica preliminar

x

Leituras e elaboração de resumos

x

Revisão e entrega oficial do trabalho

x

Apresentação do trabalho em banca

x

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (299.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com