TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso racional e consciente da agua

Por:   •  31/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 6

Nome: Robson Araujo de Oliveira                                     Matr.: 5802064

Disc.: ENG074-21/1 – Gestão Ambiental e Sustentabilidade Turno: Noite

Uso racional e consciente da água

A água é o elemento mais abundante na Terra que foi fundamental para surgimento da vida e continua sendo essencial para manutenção dela em nosso planeta. Conforme a Declaração Universal dos Direitos da Água, “A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura” (ONU, 1992).

Ela é indispensável para o desenvolvimento das atividades diárias da nossa população e, também, tem um papel importante na saúde da população contribuindo com a redução de diversas doenças (PNSB, 2008).

Mas não podemos nos esquecer de que esta água, potável, é um recurso limitado (apesar de a Terra ser composta por 70 % de água) que senão for bem tratado implicará na inviabilidade da sobrevivência do ser humano neste planeta ocasionado assim sua extinção.

No mundo, 97,5 % da água é considerada salgada, restando somente 2,5% de água doce, porém deste valor 68,9 % estão congeladas nas calotas polares do Ártico, Antártica e nas regiões montanhosas. A água subterrânea corresponde 29,9 % do volume total de água doce, onde 0,2666 % representa toda a água dos lagos, rios e reservatórios. O restante da água doce está na biomassa e na atmosfera em forma de vapor.

Este potencial hídrico é distribuído de forma desigual para as diversas regiões do planeta onde regiões como Ásia e América do Sul comportam os maiores potenciais hídricos e já continentes como a Oceania e Austrália possuem os menores valores. O Brasil é um dos países com a maior reserva hídrica no mundo, tanto na superfície quanto no subsolo, abrigando cerca de 12 % do total mundial (Brasil das Águas, 2014).

Segundo estudos da Organização Pan Americana de Saúde, a quantidade de água que o ser humano necessita por dia é de aproximadamente 189 litros. Em outros levantamentos, mais recentes, feitas pela ONU e OMS (Organização Mundial de Saúde), a quantidade de água para atender as necessidades diárias do ser humano é de 200 Litros. Mas na prática em países como Estados Unidos o consumo per capita é superior a 300 litros de água por dia.

Enfim, este recurso é essencial não só para a vida, mas também para o desenvolvimento econômico e bem estar social desdobrando para outros usos como: na agricultura, na indústria, na geração de energia elétrica, no transporte e no lazer. Mas nos dias de hoje este consumo tornou se insustentável, especialmente em áreas mais densamente povoadas.

A necessidade de ampliar a produção de alimentos, aliada ao advento da globalização, resultou na elevação da pressão sobre os recursos feitos pelo setor rural, suprimindo a vegetação para a realização de atividades agrícolas e pastoris e fazendo uso excessivo de agrotóxicos. Propiciando a  contaminação das águas e alterações no ciclo hidrológico, originando assim a ocorrências de escassez e contaminação das águas. Fato este recorrente no mundo e principalmente no Brasil.

O agravamento da falta da água é decorrente também de fatores como: a impermeabilização do solo a partir do uso do asfalto que não permite a infiltração da água no solo consequentemente não chega ao lençol freático; a intensificação do processo de erosão do solo; deficiências no setor de saneamento básico causando uma poluição indiscriminada nos rios e lagos; desmatamento das matas ciliares e ocupação dos leitos dos rios; falta de consciência no uso da água pelas autoridades governamentais, iniciativa privada e a sociedade em geral.

Para reduzir estes efeitos causados pelo homem na natureza temos que gerir melhor os recursos hídricos através uso racional e consciente da água. Conforme Cavalcanti e Mata (2002), o consumidor consciente das implicações de seus atos de consumo passa a compreender que está ao seu alcance exigir que as dimensões sociais, culturais e ecológicas sejam consideradas pelo setor público e privado em seus modelos de gestão, produção e comercialização. Mudanças estas conseguidas com novas posturas e atitudes individuais no dia a dia de cada pessoa.

Esta busca sustentável de consumo de água deve ser feitas por ações promovidas em níveis macro e micro, desde a iniciativa privada e poder publico até os círculos familiares, local de trabalho, escolas e grupos sociais organizados.

Através do poder público com uma nova forma de gerir sobre os recursos hídricos e principalmente o gerenciamento das bacias hidrográficas; na iniciativa privada com adoção de novas tecnologias no processo produtivo e tratamento dos resíduos, e na sociedade com uma nova atitude e comportamento de utilização de forma racional e consciente a água.

De forma mais ampla estes níveis devem ser responsáveis por: desenvolver práticas de acompanhamento e monitoramento de políticas públicas na gestão de recursos hídricos; promover campanhas de conscientização sobre o valor da água na sociedade; instalação nos prédios comerciais sistemas que permitam a economia de água nas torneiras, chuveiros e descargas; aprovar leis de proteção dos recursos hídricos visando à garantia da qualidade e quantidade da água; incentivar a pesquisa de fontes alternativas de água, exemplo: dessalinização da agua do mar; desenvolver novas técnicas de economia de água para utilizadas na produção agrícola, e sensibilização e iniciativas educacionais no campo de uso racional da água e do desenvolvimento sustentável voltado principalmente para as crianças que serão pessoas mais conscientes no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com