TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS

Por:   •  8/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS

O aluno deverá descrever sobre os seguintes aspectos relacionados abaixo sobre a questão colocada acima.

1. Relevância do tema abordado.

Os antimicrobianos são substâncias que agem sobre os microorganismos inibindo o seu crescimento ou causando a sua destruição. A sua utilização inadequada entre uma das consequências, pode afetar de forma significativa a microbiota do paciente que o utiliza, pois o organismo humano é colonizado por uma microbiota diversificada e o uso dos antimicrobianos inadequadamente podem acabar eliminando parte dessas bactérias existentes e permitir que as demais sobrevivam e promovam um desequilíbrio. Eles ainda estimulam no organismo mecanismos de resistência com o passar do tempo, favorecendo o desenvolvimento de bactérias multirresistentes e também infecções causadas por mais de um agente. Não somente em humanos, mas o uso de antibióticos de forma errada em animais de consumo na alimentação, também está entre uma das causas do desenvolvimento de resistência bacteriana, por tornar os agentes antimicrobianos menos eficazes.

Sendo assim, é de extrema importância abordar esse assunto, para que se tome conhecimento sobre a gravidade da situação e que se encontre maiores formas de monitoramento e controle sobre a obtenção e a utilização de antibióticos pela população, que a leva ao consumo indiscriminado e a automedicação, mais políticas adequadas nos hospitais e consultórios com um maior controle na prescrição e um tratamento mais adequado para cada tipo de infecção.

2. Seria possível ter uma previsão de que os microrganismos desenvolveriam imunidade aos fármacos. Por quê?

O uso indiscriminado e/ou inadequado de antibióticos, com o passar do tempo estimulam no organismo mecanismos de resistência favorecendo o desenvolvimento de microorganismos multirresistentes e também favorecendo infecções causadas por mais de um agente. Uma bactéria sucetível pode unir-se a uma resistente e sofrer mutação, criando uma nova bactéria multirresistente, a resistência também pode ser adquirida via: transformação, conjugação e transdução.

3. Cite quais são os mecanismos que levam a uma resistência adquirida.

• Alteração de permeabilidade;

• Mecanismo enzimático;

• Bomba de efluxo;

• Alteração do sítio de ação.

4. Em que situações a ação bacteriostática e bactericida encontrada nos fármacos é importante.

Ação bacteriostática interrompe a reprodução do microrganismo ou inibe o seu metabolismo e a bactericida tem efeito letal sobre a bactéria.

5. A maioria das infecções pode ser tratada com um único fármaco, mas em alguns casos a associação de mais de um deles se faz necessária. Diga quais são os efeitos benéficos observados nessas combinações.

Os efeitos benéficos, são quando a infecção é causada por mais de um agente. Alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com