TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições Indigenas

Artigos Científicos: Contribuições Indigenas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

A ABERTURA do vasto interior do Brasil, por meio de uma rede de estradas, colocou a população indígena em foco. Vivendo bem dentro das selvas, a maioria dos índios sobreviventes, de algum modo, conseguiram escapar de muito contato com a civilização.

Não obstante, a presente diretriz governamental é no sentido de integrá-los na comunidade brasileira. Fazem-se esforços de atrair as tribos para as reservas próximas. Espera-se que as novas estradas ajudem no programa de integração. Os trabalhadores das novas estradas são acompanhados de grupos especiais cuja tarefa é fazer-se amigos dos índios e tentar evitar lutas.

Entre os índios do Brasil se acham quatro grupos lingüísticos principais: tupi, aruaque, caribe e jê. Quanto a suas línguas, Egon Schaden, famoso antropólogo brasileiro afirma que são, em geral, um tanto complicadas e servem para expressar todo pensamento humano.

Mas, o que acontece aos índios do Brasil?

À Beira da Extinção

“A espantosa rapidez com que desaparecem nossas populações indígenas”, avisou o diário O Estado de São Paulo, “deveria pesar na consciência da nossa geração”. Há pouco mais de cinqüenta anos atrás, a população indígena era calculada em um milhão. A agência governamental FUNAI (Fundação Nacional do Índio), estabelece o total atual entre 100.000 e 120.000. Outras fontes sugerem um número tão baixo quanto 50.000.

Das cerca de quinhentas tribos ou grupos no ano 1500 E. C., sobreviveram talvez cento e quarenta e três. Destas, cinqüenta e sete estão à beira da extinção. Nos últimos cinqüenta anos apenas, oitenta e sete tribos desapareceram.

Ilustrando o dramático declínio há o caso dos xetas, no Rio Grande do Sul. Compõem-se agora de apenas quatro homens e duas mulheres estéreis. Os akuáwa-asuríni, no Rio Tocantins, estão reduzidos a trinta e quatro pessoas.

Por que o declínio? Alguns abandonaram suas tribos e se casaram com gente da população rural. Mas as reduções no número são principalmente atribuídas ao contato com o homem civilizado e suas doenças que causaram devastações entre os índios. A tuberculose, a escarlatina, a poliomielite, o sarampo e a gripe colheram todas o seu quinhão.

Há dois anos, uma investigação foi feita do declínio. Ela indicou que a ganância do homem branco era também uma das causas principais. Exemplificando, O Estado de São Paulo noticiou que o Governo Federal descobriu o confisco e a venda ilegais de terras dos índios. Títulos de propriedade foram ilegalmente passados para criadores de gado e proprietários de terra que resultaram na expulsão dos índios. Apesar da intervenção do Governo Federal para se devolver as terras aos legítimos donos, este último relatório só dá uns dez anos mais de sobrevivência para alguns índios brasileiros.

Esforços de Integração

Esforços prévios de integrar os índios produziram o seguinte resultado: Apenas uns 15 por cento das tribos classificadas se acham integradas. Muitas outras tribos entraram em contato com a civilização em vários graus. Mas, as tribos que se acham isoladas chegam a ser 49 por cento.

É óbvio que é preciso fazer muita coisa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com