TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cristóvão Colombo

Seminário: Cristóvão Colombo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Seminário  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

Em 1492, Cristóvão Colombo atracou em uma ilha chamada por ele de Hispaniola, é a segunda maior ilha do Caribe, e seus colonizadores espanhóis quase que exterminaram todos os nativos dela. Mais tarde com a chegada e a presença efetiva dos franceses na ilha deu-se o nome de São Domingos. Logo, a ilha foi dividida em dois países, o Haiti sob colônia dos franceses e a República Dominicana pelos espanhóis onde compartilham 360 km de fronteira. No século 17, o Haiti tornou-se um dos mais ricos do Caribe com sua agricultura baseada em cana-de-açúcar e comércio de escravos. No século 18, muitos escravos se revoltaram contra o regime e após uma luta prolongada o Haiti se tornou a primeira república negra a declarar a independência no mundo em 1804. Alguns anos depois, a República Dominicana proclamou sua independência em 1821.

O país mais pobre da América, o Haiti está também entre os 25 mais pobres do mundo onde a média de 80% da população vive abaixo da linha da pobreza, baixa expectativa de vida e mortalidade infantil elevada. Dois terços de todos os haitianos dependem do setor agrícola, principalmente a agricultura de subsistência, por motivos culturais e religiosos como o “vudu”, os haitianos só comem alimentos feitos no fogo à lenha, por isso são frequentes os desastres naturais, agravados pelo desmatamento generalizado do país.

Um terremoto em Janeiro de 2010 com magnitude de 7.0 e epicentro a cerca de 15 km a sudoeste da capital arrasou o país. O Haiti tem uma média populacional de 9 milhões sendo que 95% são negros e o restante de origem branca. E deste número 2 milhões vivem na zona de pesados danos estruturais onde se estima cerca de 150 mil mortos pelo terremoto, milhares de haitianos desabrigados, crianças sem famílias e avaliado como o pior terremoto da região nos últimos 200 anos.

O Haiti com sua capital Porto Príncipe, conviveu com a violência política durante uma boa parte da sua história, com os governos corruptos de Papa Doc, Duvalier e de seu filho, Jean-Claude, e o Baby Doc afundaram ainda mais o país. Em 2004, após uma revolta armada que levou a renúncia forçada do presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide foi organizada novas eleições para um novo governo sob a direção da Organização das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). No ano de 2006, o Haiti finalmente elege após sucessivos adiamentos e de forma democrática o presidente e o parlamento. Desde então o Presidente René Préval vem governando o país onde seu mandato é de cinco anos e não podendo ser reeleito. O seu Poder Legislativo é bicameral com Assembleia Legislativa e que consiste o Senado e a Câmara dos Deputados. O Poder Judiciário haitiano forma a Suprema Corte. O Haiti não tem uma grande força militar apenas uma pequena guarda costeira e Forças Armadas do Exército, Força Aérea e Marinha que foram desmobilizadas, quase que extintas pela constituição.

A Missão das Nações Unidas de Estabilização no Haiti (MINUSTAH) com cerca de 8.000 “capacetes azuis” vem desde 2004 mantendo a ordem civil no Haiti para evitar imigrações ilegais e navegação para outros países.

Através dos trabalhos da ONU (Organização das Nações Unidas) que é uma organização internacional fundada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial e tem 192 países membros. Seu trabalho é conhecido pela manutenção e consolidação da paz, desenvolver boas relações entre estados, buscando sempre os melhores padrões de vida humana. Através da ONU, o Brasil está entre os Estados que comandam as operações militares com um contingente de 1.200 militares, procuram estabelecer a paz no local assegurando a ordem democrática. Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com