TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição E Evolução Da Cartografia

Casos: Definição E Evolução Da Cartografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

A fantástica evolução da cartografia

De acordo com a Associação Cartográfica Internacional (ACI, 2012) adotou a seguinte definição de Cartografia:

A cartografia é definida como o conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas baseado nos resultados de observações diretas ou de analise de documentação, com vista à elaboração e preparação de cartas, planos e outras formas de expressão, bem como sua utilização.

A cartografia é considerada uma ciência pelo fato de requerer um conhecimento mais intrínseco para a representação de aspectos naturais e artificiais, para um bom entendimento e eficácia em sua aplicação.

É também considerada uma arte, pelo fato da representação dos mapas através de desenhos bem nítidos respeitando um padrão de organização. Também necessita de uma organização de cores, símbolos e legendas de acordo com o que forem representar.

“Os mapas são formas muito antigas de comunicação, eles servem, sobretudo, para representar os elementos que compõem a paisagem geográfica” (C.R. C, U2-história da cartografia), representações essas esboçadas através de pontos, linhas, texturas, cores e legendas que são denominados signos da cartografia.

A cartografia vem de tempos muito antigos servindo de orientação para o homem, os registros mais antigos que se conhecem são da pré-história através de pinturas rupestres em cavernas, em cascas de árvores, esses desenhos representavam o espaço em que viviam como caçavam, e como eram os animais daquela época. Isso já eram os primeiros sinais da cartografia representados pelo homem.

Com o decorrer dos anos foi sendo percebida pelo homem a necessidade de mapear e localizar-se em um ambiente, a partir dai começou a evolução de mapas com mais detalhamentos e mais tarde com detalhamentos de escalas. Anos mais tarde com a cartografia ainda em desenvolvimento os mapas começaram a ser utilizados para fins militares, pois era preciso conhecer a topografia, a localização, montanhas, vales, rios, florestas, caminhos e cidades, pois naquela época existia grande interesse em conquistar novas terras. Com esse intuito de conhecer e conquistar novas terras começou a procura por mapas cada vez mais atualizados e aperfeiçoados, para uma melhor orientação de rotas marítimas. Com a procura por mapas cada vez mais atualizados e precisos, foram surgindo especialistas na área de elaboração de mapas, que até o momento ainda não existiam. Durante o período das grandes navegações e da descoberta de novos territórios, a confecção de mapas foi se aprimorando cada vez mais devido sua necessidade.

Por volta do século 16, no início da colonização do Brasil começaram a serem confeccionados os primeiros mapas do litoral brasileiro, “apesar da pobreza de nomes, houve a identificação dos indígenas e das florestas de pau-brasil” (C.R.C. U2-historia da cartografia). Anos mais tarde, por volta do século 17, mapas elaborados por portugueses, holandeses ingleses, e espanhóis, podia se observar que na maioria deles apresentavam características náuticas, mas somente a partir do século 18 é que houve mudanças bem nítidas na confecção desses documentos cartográficos.

A partir dai, foram havendo grandes avanços na área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com