TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demografia E Urbanização

Casos: Demografia E Urbanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Urbanização  é o processo de tornar uma área urbana, retirar dela as características silvestres e rurais e inserir características, instalações e infraestrutura de uma cidade como, por exemplo, ruas, avenidas, rede de esgoto, rede elétrica, edificações. Pode ser considerada ainda como o deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para as cidades. Sendo assim, para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo. 

O atual fenômeno da urbanização no mundo, originado primeiramente após a Revolução Industrial do fim do século XVIII, grande gerador de disparidades sociais e favelização, principalmente em países emergentes e subdesenvolvidos, é tema de estudo em várias áreas do conhecimento.

No Brasil a urbanização teve início na década de 30 devido à intensificação do processo de industrialização, sobretudo após a 2ª Guerra Mundial. E, atualmente, mais de 80% da população vive nas cidades do país. Contudo, ainda é observada uma intensa falta de infraestrutura adequada em termos de serviços como energia, água, saneamento, hospitais.

Contudo, a urbanização não precisava ser um processo de malefícios, haja vista que se o crescimento das cidades ocorresse com um planejamento eficiente, com serviços que atendessem a toda a população e com a utilização de tecnologias avançadas, a urbanização poderia trazer para cada cidadão uma qualidade de vida inquestionável.

Levando tudo isso em consideração, o trabalho a seguir aborda, em quatro tópicos, as origens, causas e conseqüências da urbanização no Brasil e no mundo, dando um enfoque crítico para a influência de tal fenômeno no campo da medicina e das práticas médicas. Nas duas últimas páginas encontram-se uma conclusão e a lista de referências utilizadas como base para a elaboração do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com