TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Densidade Demografica

Trabalho Universitário: Densidade Demografica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Demografia: População absoluta, distribuição e densidade demográfica.

População pode ser definido como o conjunto de pessoas que habita um certo território. A geografia preocupa-se não só com o número de habitantes, mas também com as suas características, condições e os processos de evolução.

A população é estudada também por outras ciências, como a demografia que é o estudo, a partir de dados quantitativos, de suas variações e do seu estado (por isso, a demografia se utiliza de muitos dados estatísticos para identificar as características das populações e até propor políticas públicas).

População Absoluta

O estudo da população compreende alguns conceitos. Para começar, podemos falar em população absoluta que é o total de habitantes de um certo lugar. Por exemplo, aChina possui a maior população absoluta entre os países do mundo, com aproximadamente 1 bilhão e 300 milhões de habitantes. Ou seja, de cada cinco habitantes do planeta Terra, um é chinês (cerca de 20% dos 6,5 bilhões de habitantes do planeta).

Podemos, portanto, afirmar que a China é o país mais populoso do mundo. Populoso é o país que apresenta grande população absoluta.

Distribuição da população

Usamos a expressão "distribuição da população" para designar a maneira pela qual a população de certo lugar está distribuída em seu território.

No caso do Brasil, a distribuição populacional é bastante irregular, havendo concentração da população nas zonas litorâneas, especialmente no Sudeste e na Zona da Mata Nordestina - sendo que a região Sul também corresponde a um núcleo muito importante. Juntas, essas três regiões reúnem 82% da população, que se distribui em 36% do território brasileiro.

Ocorre o contrário quando analisamos a densidade demográfica das regiões Norte e Centro-Oeste: ela pode chegar a ser inferior a 2 habitantes/km2, sendo que a área dessas duas regiões corresponde a 64% do território nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com