TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico da China

Artigo: Desenvolvimento Econômico da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Artigo  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento Econômico da China

Antigamente a economia da China estava estruturada somente no setor agrícola, o setor industrial estava em seu estágio inicial e a pobreza reinava em todas as áreas urbanas e rurais. Contudo esse cenário começou a ser modificado devido à instauração da República Popular da China, nos quais grandes esforços foram empregados para a eliminação da pobreza e o surgimento da industrialização. Essa reforma econômica aconteceu devido a combinação de diversos fatores, como a abertura fiscal, a liberação de preços, desenvolvimento do mercado de ações e a ampliação do setor privado, ocasionando uma excelente abertura para o comércio exterior e investimentos estrangeiros.

Em relação à corrupção, neste país é considerado como crime e punido com muita severidade, as penas vão de longos períodos na cadeia até o pelotão de fuzilamento. Segundo o site G1 (2012) o ex-chefe da Administração Estatal de Alimentos e Remédios da China, Zheng Xiaoyu, foi executado após ser condenado por corrupção, devido ao recebimento de subornos e descumprimento do dever. A China tenta limpar assim sua imagem e mostrar pulso firme no combate à corrupção.

Segundo o site Conjur (2011), para abrir uma empresa na China é necessário fornecer a documentação do país de origem para comprovar que a empresa em questão está legalmente estabelecida e credenciais da pessoa que vai representá-la no processo de abertura da firma. Também é imprescindível fornecer a documentação que comprove a adequação de capital no país de incorporação da empresa, como: artigos de incorporação, licença para operar local e nacional, certificado de status, carta do banco atestando as condições financeiras, status da conta bancária, descrição das atividades empresariais do investidor, junto com material disponível como relatório anual, folhetos, websites, etc..

De acordo com o site Administradores (2010) a China exige 18 documentos para que um estrangeiro abra uma empresa e faz o investidor esperar 99 dias, o índice de facilidade do país é de 63,7 pontos. Há unanimidade entre os consultores sobre as vantagens de se abrir uma empresa. Conforme o Doing Business (2012) foram realizadas mudanças nas políticas públicas envolvendo 9 áreas de regulamentação de negócios desde 2005. Destacam-se a nova lei societária em 2005, o novo registro de crédito em 2006 e a primeira lei de falências para regulamentar a falência de empresas privadas na economia desde 1949 estabelecida em 2007.

Conforme Rozales (2011) em relação às condições de trabalho existe o baixo custo da mão de obra chinesa, que causa a instalação de empresas na busca de ganhos competitivos oferecidos pelo país. O desemprego é bem maior quando avaliadas somente as pessoas com curso superior, o que demonstra ainda mais que os trabalhadores de pouca escolaridade (utilizados nas linhas de montagem nas indústrias) apresentam uma taxa ainda menor de desemprego.

Mesmo com estas particularidades descritas, a China conseguiu se tornar uma grande potência e seu papel na economia mundial continuará a se tornar cada vez mais importante. Atualmente a população chinesa é uma das maiores do mundo, tento um mercado grande e com muita mão-de-obra disponível. É um país que mais cresce no mundo tanto na área industrial, financeira e econômica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com