TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade regional

Por:   •  19/10/2015  •  Dissertação  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

Desigualdades Regionais

No Brasil, existem vários tipos de desigualdades sociais, no entanto, as desigualdades não se limitam apenas a fatores como cor, posição social e raça, ainda convivemos com as desigualdades regionais, que se referem às desigualdades entre as regiões, estados e cidades. 

Estamos vivendo um novo momento em nosso país, o povo brasileiro estuda mais, viaja mais, porém estamos longe de ver o fim das desigualdades regionais. Como por exemplo, São Paulo tanto populacional quanto economicamente, concentra 49% de indústrias de grande porte, entretanto, fica claro que onde às possuem tem emprego, tem renda, melhoria de vida financeira, etc.

No Brasil, as desigualdades regionais são visíveis tanto quanto as desigualdades sociais. A qualidade de vida dos estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste, são bem diferentes do Nordeste, que possuem estados como Acre, Pará, Maranhão e Piauí, onde ainda é grande o número de pessoas que ainda vivem com meio salário mínimo.

Outros fatores se envolvem com o tema ‘’Desigualdade Regional’’. A mídia, por exemplo, podendo manipular percentuais ou dando números reais, dependente dos interesses políticos hierárquicos. Infelizmente o povo acredita no que a mídia transmite.

Apesar de termos atravessado uma ‘’longa crise de desigualdade’’, 500 anos de problemas não se resolverá tão cedo. Analfabetismo, serviços públicos, saúde, infraestrutura, tudo é prejudicado quando políticos não fazem seu ‘’devido serviço’’ e desviam verbas em benefícios próprios.

Educação está é a única solução para a melhoria do país, pois se muitos a tivessem haveria uma boa diminuição dos problemas que nosso país enfrenta, tanto social, financeiro e regional.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com