TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desperdício da cidade

Resenha: Desperdício da cidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Resenha  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

Lixo Urbano:

Descarte e reciclagem de materiais As atividades humanas produzem muito lixo e isto vem sendo um grande problema para o planeta, pois geramos cada vez mais detritos, muitos de difícil decomposição. Mas nem sempre foi assim, quando o homem se baseava no extrativismo vegetal para sua sobrevivência, menos resíduos eram gerados, logo não havia a necessidade de preocupação com eles.

Mesmo sendo de fácil decomposição, o excesso de lixo é prejudicial aos ecossistemas. Além de causar problemas como a poluição das águas e do solo, na decomposição da matéria orgânica há formação de gás metano (CH4), que aquece cerca de 20 vezes mais que o gás carbônico (CO2) e contribui muito para o agravamento do efeito estufa.

A partir do momento em que o homem passou a extrair da natureza mais do que era necessário para sua sobrevivência, havendo um excedente para o comércio, a sobra de material foi inevitável e surgiram os primeiros problemas relacionados com o lixo: a impossibilidade de armazenamento desta quantidade extra que muitas vezes estragava e causava mau cheiro e proliferação de vetores, no caso de alimentos, e outros incômodos para a sociedade como ter que destinar um local para o material não utilizado.

Desde a idade da pedra o homem aprendeu a produzir objetos que fossem úteis para o seu cotidiano como ferramentas rudimentares. Com o passar do tempo, o homem passou a utilizar outros materiais para substituir a madeira e a pedra. Durante um período histórico valorizou-se muito os metais e estes foram largamente utilizados, o vidro também já ocupou posição de destaque entre os materiais mais utilizados.

Novas ligas foram surgindo, cada vez mais adequadas e mais práticas para o uso. A evolução de tais materiais caminhou junto com a evolução da ciência e com o desenvolvimento de técnicas para obtenção destas.

Até meados do século XVIII, a maior parte o lixo era formado por restos de alimentos. Após a Revolução Industrial na Europa, a “cara” do lixo começou a mudar. Houve uma grande exploração de recursos naturais em todo o planeta e, ao mesmo tempo, a produção de uma quantidade enorme de resíduos, cujo impacto ambiental era desconhecido. Mesmo se organizando para que seja feita a coleta desse material, a sociedade ainda enfrenta muitos problemas, pois cada vez mais a produção de lixo aumenta.

Tipo Reciclagem Lixo comum não reciclável

Papel Papelão, caixas em geral, papel de escritório, jornais, revistas, livros, cadernos, cartolinas e

embalagens longa vida. Papel carbono, celofane, papel vegetal, papéis encerados ou plastificados, higiênico, lenço de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas.

Plástico Sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza , canos e tubos, garrafas, plásticos em geral. Plásticos termofixos (usados na indústria eletroeletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos) e embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos).

Vidro Garrafas de bebida, vidros de janelas, vidros de automóveis, frascos em geral, potes de produtos alimentícios e copos. Espelhos, cristais, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores.

Metais Latas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com