TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensao E Localizacao Do Continente Americano

Artigo: Dimensao E Localizacao Do Continente Americano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  2.230 Visualizações

Página 1 de 3

Cadastre-se! Entre Contate-nos

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Geografia / Dimensão E Localização

Dimensão E Localização

Trabalho Universitário: Dimensão E Localização

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: amandafmachado 25 junho 2014

Tags:

Palavras: 848 | Páginas: 4

Visualizações: 13

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

Dimensão e localização

O continente americano é o segundo mais extenso do mundo, com uma área territorial de aproximadamente 42 milhões de km ², superado somente pelo continente asiático. Possui uma população de mais de 925 milhões de habitantes, correspondente a 14% da população mundial.

A América está totalmente localizada no Hemisfério Ocidental, sendo banhada ao norte pelo Oceano Glacial Ártico, a leste pelo Oceano Atlântico e a oeste pelo Oceano Glacial Pacífico. O continente é cortado por quatro paralelos principais: Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio.

O continente americano tem uma porção territorial bastante alongada no sentido norte-sul: há uma distância de quase 16 mil quilômetros entre o norte (a 83° de latitude norte na Groenlândia) e o sul (a 56° de latitude sul na Terra do Fogo). Essa grande extensão é um dos fatores que explica as diversas paisagens naturais encontradas na América.

Regionalização da América

Regionalização física

Para definir a divisão do continente em ‘’três Américas’’ é usado o critério de distribuição das terras no sentido norte-sul. A configuração territorial do continente americano permite diferenciar dois grandes conjuntos maciços de terras: a América do Norte e a América do Sul. Essas ‘’duas Américas’’ então juntas por um istmo que formam a América Central, juntamente com as ilhas próximas. Esta se subdivide em América Central Continental (constituída pelo istmo) e a América Central Insular (constituídas pelas ilhas).

Regionalização histórica cultural

Uns dos critérios que definem essa regionalização se referem a colonização: língua falada e nações colonizadoras predominantes. A América Latina foi colonizada principalmente por portugueses e espanhóis. Por isso, a língua oficial da maioria dos países da América é o português e o espanhol, línguas de origem latina. Já a América Anglo-Saxônica, onde o inglês é a língua predominante, foi colonizada principalme

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

nte por ingleses.

A regionalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com